Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Hamelin, Guy | - |
dc.contributor.author | Jesus, Maria Júlia Santos de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Maria Júlia Santos de. Agostinho e a questão do mal. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de monografia foi elaborado no intuito de analisar e discorrer sobre a
questão do mal na concepção agostiniana. Efetivamente, em busca de respostas para seus
questionamentos acerca do mal, Agostinho obteve uma certa proximidade com a seita
maniqueísta, mas só obteve respostas com as teses neoplatônicas através de Plotino. A
fim de explorar a natureza do mal, Agostinho realiza três distinções entre o mal
metafísico-ontológico, mal moral e mal físico. Por meio de sua teoria teológica e
filosófica, foi possível distinguir cada teoria no que concerne ao mal. A partir disto,
entende-se que Agostinho expõe claramente em sua teoria que ocorre o mal moral no
mundo, isso acontece por meio do livre-arbítrio (um bem concedido por Deus aos seres
humanos), mas não faz com que Deus seja o autor do mal. Os indivíduos possuem livrearbítrio paraserem livres em suas ações, mas se guiarem seus atos por uma vontade má,
ocorrerá o mal moral. Por outro lado, se os sujeitos inclinarem sua vontade para o bem,
alinharão sua própria vontade com a vontade divina e reestabelecerão a ordem e o bem
em suas vidas. As virtudes cardinais são apresentadas como as principais para se evitar
o mal moral, de acordo com o filósofo africano são elas: prudência, justiça, fortaleza e
temperança. Deste modo, é necessária a busca por essas virtudes, pois são hábitos
praticados que definem as ações do indivíduo, assim, se o sujeito ama as coisas boas, sua
vontade e suas ações serão boas. Esse ato de bondade é denominado como caridade
(caritas) que é reconhecida como a virtude suprema. Apoiado nas análises e comentários
de Étienne Gilson, neste trabalho buscou-se refletir as principais ideias do pensador pré-medieval,e
assim, entender quão necessário e instigante é o pensamento agostiniano no que
concerne ao mal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem e mal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maldade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento religioso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430 | pt_BR |
dc.title | Agostinho e a questão do mal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T13:28:25Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T13:28:25Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38486 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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