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dc.contributor.advisorGontijo, Pedro Ergnaldo-
dc.contributor.authorSantos, Davi Lopes dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Davi Lopes dos. A controvérsia sobre a existência da liberdade humana e sua compatibilidade com a liberdade de Deus na Teodiceia de Leibniz. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA controvérsia sobre a compatibilidade entre a liberdade do homeme a liberdade deDeus,segundo Leibniz, perpassa por diversos conceitos, sobretudo aqueles do livre-arbítrioedaonisciência divina. No conflito entre a fé e a razão, Leibniz defende que nãoháincompatibilidade entre ambos e cita que a fé não poderia ser contrária às verdades própriasda razão ou da filosofia, contudo, admite que existem questões situadas acima darazão.Leibniz diferencia os conceitos de necessidade e contingência, inserindo a açãolivrenoâmbito da contingência (possibilidade), visto que não seria livre uma ação realizada noâmbitode uma necessidade absoluta, diferenciando, também, os conceitos de necessidadeededeterminação da substância. O ato livre do homem possui três características: a contingência,a espontaneidade e a inteligência, com enfoque na última, a qual seria a alma da liberdade, demodo que somente seria livre aquele que age de acordo com a capacidade de reflexão. Aliberdade também é inserida para demonstrar a origem do mal e a concorrência de Deusparaele. O determinismo da substância individual citado por Leibniz, no qual teria sidodefendidoque a noção individual da substância encerra de uma vez por todas o que semprelheacontecerá, detendo a substância em si, de antemão, todos os seus predicados, limitariaaliberdade de Deus. Leibniz, contudo, explicita a liberdade de Deus ao menos no momentodoseu decreto de criar a substância, ato que deriva de sua onisciência capaz de antever omelhordos mundos possível.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiberdadept_BR
dc.subject.keywordLivre arbítrio e determinismopt_BR
dc.subject.keywordTeodicéiapt_BR
dc.subject.keywordLeibniz, Gottfried Wilhelm von, 1646-1716pt_BR
dc.titleA controvérsia sobre a existência da liberdade humana e sua compatibilidade com a liberdade de Deus na Teodiceia de Leibnizpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-14T11:33:18Z-
dc.date.available2024-05-14T11:33:18Z-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38475-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The controversy about the compatibility between man's freedomand God's freedom,according to Leibniz, permeates several concepts, especially those of free will anddivineomniscience. In the conflict between faith and reason, Leibniz argues that thereisnoincompatibility between the two and mentions that faith could not be contrary tothetruthsproper to reason or philosophy, however, admit that there are questions raised abovereason.Leibniz differentiates the concepts of necessity and contingency, inserting free actionwithinthe scope of contingency (possibility), since an action carried out within the scopeofanabsolute necessity would not be free, differentiating, too, the concepts of necessityanddetermination of substance. Man's free act has three characteristics: contingency, spontaneityand intelligence, focusing on the last, which would be the soul of freedom, so that onlythosewho act in accordance with the capacity for reflection would be free. Freedomis alsoinsertedto demonstrate the origin of evil and God's participation in it. The determinismof theindividual substance cited by Leibniz, in which have been defended that the individual notionof substance closed once and for all what always will happened, containing the substanceinitself, beforehand, all its predicates, limiting the freedom of God. Leibniz, however, makesGod's freedom explicit at least at the moment of his decree to create the substance, anact thatderives from his omniscience capable of foreseeing the best of possible worlds.pt_BR
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