Título: | A relação entre o eudaimonismo de Aristóteles e o hedonismo de Epicuro |
Autor(es): | Oliveira, André de Castro |
Orientador(es): | Hamelin, Guy |
Assunto: | Ética Hedonismo Felicidade |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 14-Mai-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, André de Castro. A relação entre o eudaimonismo de Aristóteles e o hedonismo de Epicuro. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo desta Monografia é analisar as concepções éticas de Aristóteles e de
Epicuro, de modo a evidenciar como elas se relacionam, respectivamente, no contexto
das doutrinas eudaimonistas, fundamentadas na felicidade e no prazer. Mostramos o
pensamento ético desses dois filósofos encontrado em algumas de suas principais
obras. Enfatizamos os aspectos convergentes e divergentes entre ambas. O conjunto
da obra de cada um tem determinado que, na majoritária avaliação de especialistas,
Aristóteles seja definido como eudaimonista por conceber a felicidade como o fim
último do ser humano, enquanto Epicuro é conhecido como hedonista, por colocar o
prazer como esse fim. Para Aristóteles, o bem supremo é a felicidade contemplativa,
ancorada na virtude (ou excelência moral); para Epicuro, o prazer intelectual é o bem
maior e a principal condição moral para o ser humano alcançar a felicidade visando à
ataraxia (não perturbação da alma) e à aponia (ausência de dor). Mas, em ambas as
concepções, para se chegar a esses fins ou bens supremos, são exigidas diferentes
pré-condições. De qualquer forma, encontramos pontos convergentes entre elas de
modo a, numa avaliação inicial, poderem até dificultar um enquadramento inequívoco,
diante, de um lado, do aperfeiçoamento que Epicuro impôs ao hedonismo de Aristipo
de Cirene, podendo até aproximá-lo de Aristóteles, e, de outro, de algumas
concessões que Aristóteles faz, num primeiro momento, ao hedonismo em sua Ética
a Nicômaco, e a relação que faz entre prazer e felicidade. Ao final, todavia, a partir do
parâmetro fundamental estabelecido do papel do prazer na felicidade, entendemos
poder classificar, sem ambiguidades, Aristóteles como eudaimonista e Epicuro como
hedonista. |
Abstract: | The objective of this monograph is to analyze the ethical conceptions of Aristotle and
Epicurus within the context of eudaimonistic doctrines, grounded in happiness and
pleasure, especially in the realm of philosophy and ethics. We explore the ethical
thoughts of these two philosophers as found in some of their major works, emphasizing
both their converging and diverging aspects. The body of work of each philosopher
has determined, in the majority opinion of experts, that Aristotle is defined as
eudaimonistic for conceptualizing happiness as the ultimate end of human beings,
while Epicurus is known as a hedonist, placing pleasure as this ultimate end. For
Aristotle, the supreme good is contemplative happiness, rooted in virtue (or moral
excellence); for Epicurus, intellectual pleasure is the greater good and the primary
moral condition for humans to achieve happiness, aiming for ataraxia (tranquility of the
soul) and aponia (absence of pain). However, in both conceptions, different
prerequisites are required to reach these ultimate goods or ends. Nevertheless, there
are converging points between them that, at an initial assessment, might even
complicate a clear-cut classification. This complexity arises from Epicurus' refinement
of the hedonism of Aristippus of Cyrene, which could bring him closer to Aristotle, and
from some concessions that Aristotle initially makes to hedonism in his Nicomachean
Ethics, and the relationship he establishes between pleasure and happiness. In the
end, however, based on the fundamental parameter established regarding the role of
pleasure in happiness, we understand that we can classify Aristotle unequivocally as
eudaimonistic and Epicurus as hedonistic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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