Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SamuelJamesDeLimaBarroso_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo, Aletéia Patrícia Favacho de-
dc.contributor.authorBarroso, Samuel James de Lima-
dc.identifier.citationBARROSO, Samuel James de Lima. Uma proposta de solução para mobilidade urbana em cidades inteligentes utilizando fog computing e internet das coisas. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo teórico e proposta de aplicação prática de conceitos relacionados a Fog Computing e Internet das Coisas dentro do contexto da mobilidade urbana em Cidades Inteligentes. Para isso, foi realizada uma prova de conceito e simulação de um sistema denominado Modo Colônia - um sistema de controle de tráfego para veículos autônomos em Cidades Inteligentes que funciona por meio do processamento de informações de trânsito em tempo real e. Assim, o caso de uso proposto necessita de uma infraestrutura de processamento de dados em baixa latência para seu funcionamento correto, ou seja, uma infraestrutura baseada em Fog Computing. Para validação da solução proposta, foram coletados dados comparativos entre o modo proposto e o modelo convencional, denominados, neste trabalho, Modo Colônia e Modo Legado, respectivamente. Com isso, foram obtidos resultados promissores no quesito de aplicabilidade do Modo Colônia, bem como suas otimizações, podendo praticamente dobrar a velocidade média de tráfego de veículos nas regiões adjacentes a um cruzamento de trânsito e, ainda, eliminar por completo o tempo de espera em sinais vermelhos, melhorando a fluidez do trânsito e diminuindo o desperdício energético do sistema de transporte e, consequentemente, melhorando a experiência do usuário.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComputação em nuvempt_BR
dc.subject.keywordInternet das coisaspt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordCidades inteligentespt_BR
dc.titleUma proposta de solução para mobilidade urbana em cidades inteligentes utilizando fog computing e internet das coisaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-13T15:04:07Z-
dc.date.available2024-05-13T15:04:07Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38461-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work provides a theoretical research and proposes a practical application related to Fog Computing and Internet of Things in the context of urban mobility in Smart Cities by proving the concept of a system denominated Colony Mode - a traffic control system for autonomous vehicles powered by the processing of real-time traffic data that demands low latency and fast response time for its correct operation. Thus, a Fog Computing infraestructure can be used. Furthermore, in order to validate the proposed solution, comparative data between the proposed and conventional model were collected. These models are denominated, in this work, by Colony Mode and Legacy Mode, respectivelly. At this point, the analysis of the collected data has shown promising results regarding the applicability of the proposed Colony Mode. Its optimizations could virtually double the average speed of traffic in the surroundings of a traffic cross and also completely eliminate the need to stop at a red light, leading to better fluidity of traffic, less waste of energy, and a better user experience on urban traffic systems.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.