Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Aletéia Patrícia Favacho de | - |
dc.contributor.author | Barroso, Samuel James de Lima | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Samuel James de Lima. Uma proposta de solução para mobilidade urbana em cidades inteligentes utilizando fog computing e internet das coisas. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo teórico e proposta de aplicação prática de conceitos
relacionados a Fog Computing e Internet das Coisas dentro do contexto da mobilidade
urbana em Cidades Inteligentes. Para isso, foi realizada uma prova de conceito e simulação de um sistema denominado Modo Colônia - um sistema de controle de tráfego para
veículos autônomos em Cidades Inteligentes que funciona por meio do processamento de
informações de trânsito em tempo real e. Assim, o caso de uso proposto necessita de uma
infraestrutura de processamento de dados em baixa latência para seu funcionamento correto, ou seja, uma infraestrutura baseada em Fog Computing. Para validação da solução
proposta, foram coletados dados comparativos entre o modo proposto e o modelo convencional, denominados, neste trabalho, Modo Colônia e Modo Legado, respectivamente.
Com isso, foram obtidos resultados promissores no quesito de aplicabilidade do Modo
Colônia, bem como suas otimizações, podendo praticamente dobrar a velocidade média
de tráfego de veículos nas regiões adjacentes a um cruzamento de trânsito e, ainda, eliminar por completo o tempo de espera em sinais vermelhos, melhorando a fluidez do trânsito
e diminuindo o desperdício energético do sistema de transporte e, consequentemente, melhorando a experiência do usuário. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Computação em nuvem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet das coisas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidades inteligentes | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de solução para mobilidade urbana em cidades inteligentes utilizando fog computing e internet das coisas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T15:04:07Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T15:04:07Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38461 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work provides a theoretical research and proposes a practical application related to
Fog Computing and Internet of Things in the context of urban mobility in Smart Cities
by proving the concept of a system denominated Colony Mode - a traffic control system
for autonomous vehicles powered by the processing of real-time traffic data that demands
low latency and fast response time for its correct operation. Thus, a Fog Computing
infraestructure can be used. Furthermore, in order to validate the proposed solution,
comparative data between the proposed and conventional model were collected. These
models are denominated, in this work, by Colony Mode and Legacy Mode, respectivelly.
At this point, the analysis of the collected data has shown promising results regarding the
applicability of the proposed Colony Mode. Its optimizations could virtually double the
average speed of traffic in the surroundings of a traffic cross and also completely eliminate
the need to stop at a red light, leading to better fluidity of traffic, less waste of energy,
and a better user experience on urban traffic systems. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|