Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanielJorgeTavaresDeSa_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino coletivo do saxofone visando a alta performance do instrumento
Autor(es): Sá, Daniel Jorge Tavares de
Orientador(es): Arsky Filho, Vadim da Costa
Assunto: Música - instrução e estudo
Saxofone - instrução e estudo
Bandas (Música)
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 6-Mai-2024
Referência: SÁ, Daniel Jorge Tavares de. O ensino coletivo do saxofone visando a alta performance do instrumento. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pesquisa apresenta uma revisão de literatura discorrendo sobre a educação musical; o ensino coletivo de música, trazendo como exemplos as metodologias aplicadas nas bandas de música; um breve resumo da pedagogia do saxofone e uma explanação sobre os fundamentos básicos da alta performance no instrumento. Atrelado a isso, foi realizado um recital de saxofone, no qual se apresentou as competências técnicas exigidas para a alta performance no instrumento inserida no contexto da prática coletiva. Após a coleta e análise dos dados, foi constatado que o saxofone é um instrumento que se desenvolveu em espaços de práticas coletivas de música e que seu ensino coletivo desempenha um papel essencial na formação musical dos estudantes, trazendo benefícios de aprendizado e gerando habilidades sociais. Contudo, ainda há a necessidade de fontes nacionais que contemplem o ensino coletivo de instrumentos musicais, visto que a maioria dos materiais utilizados são estrangeiros. O uso de métodos nacionais facilitaria a compreensão e se tornaria mais acessível para o público interessado, contribuindo, assim, para a formação de músicos de alta performance.
Abstract: The research presents a literature review discussing music education; collective music teaching, bringing as examples the methodologies applied in music bands; a brief summary of saxophone pedagogy and an explanation of the basic foundations of high performance on the instrument. Linked to this, a saxophone recital was held, in which the technical skills required for high performance on the instrument were presented within the context of collective practice. After collecting and analyzing the data, it was found that the saxophone is an instrument that developed in spaces for collective music practices and that its collective teaching plays an essential role in the musical training of students, bringing learning benefits and generating social skills. However, there is still a need for national sources that cover collective teaching of musical instruments, since the majority of materials used are foreign. The use of national methods would facilitate understanding and become more accessible to the interested public, thus contributing to the training of high-performance musicians.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.