Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Júnior, Aldery Silveira | - |
dc.contributor.author | Vivaldo, Evanilton de Almeida | - |
dc.identifier.citation | VIVALDO, Evanilton de Almeida. Análise das barreiras relacionadas aos custos incidentes sobre o transporte de carga por cabotagem. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cabotagem no Brasil, apesar de apresentar uma redução de custos no transporte
de grandes quantidades de cargas, vem sendo subutilizada. O país possui uma
enorme costa marítima e uma distribuição demográfica favorável ao uso da
cabotagem como meio de transporte de cargas. O objetivo da pesquisa foi identificar
e analisar as principais barreiras relacionadas aos custos incidentes sobre o
transporte por cabotagem no Brasil. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa
bibliográfica e documental, através de livros, periódicos, documentos e relatórios
oficiais, bem como sites governamentais. Foram identificadas cinco barreiras: custos
de depreciação e renovação de frota; custos operacionais; custos de capacidade de
carga das embarcações e ao custo do quilômetro inicial; custos com a
Intermodalidade. O estudo realizado poderá contribuir para a melhoria na tomada de
decisão no que diz respeito ao transporte de cargas no país, além de estimular a
decisão de investimento e o incentivo à cabotagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria naval | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.title | Análise das barreiras relacionadas aos custos incidentes sobre o transporte de carga por cabotagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T15:33:35Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02T15:33:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38439 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Coastal shipping in Brazil, despite offering cost reductions for the transportation of
large cargo quantities, has been underutilized. The country boasts an extensive
coastline and a demographic distribution favorable to the use of coastal shipping as a
means of cargo transportation. The research aimed to identify the main barriers related
to costs affecting coastal shipping in Brazil. The methodology relied on bibliographic
and documentary research, encompassing books, journals, official documents,
reports, as well as government websites. Five barriers were identified: Barriers related
to fleet depreciation and renewal costs; Operational cost barriers; Capacity-related
costs of vessels; Initial kilometer cost barriers; and Intermodality cost barriers. The
conducted study could contribute to enhancing decision-making regarding cargo
transportation in the country, while also encouraging investment decisions and
promoting coastal shipping. | pt_BR |
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