Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria Luana Teixeira | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Luana Teixeira. Valor da marca de smartphone com inteligência artificial: efeito da precificação de lançamento e da divulgação da segurança dos dados pessoais no anúncio. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inovações tecnológicas com inteligência artificial têm sido incorporadas em smartphones com
preços elevados, especialmente durante os períodos de lançamento de novas versões ou
atualizações das marcas. No entanto, esses dispositivos utilizam dados dos consumidores para
viabilizar os serviços inovadores oferecidos a eles. Surgem questionamentos sobre a
possibilidade de adoção de uma estratégia de precificação diferente durante os lançamentos e
a não divulgação do uso de dados pessoais dos consumidores em seus anúncios. Diante disso,
a teoria sobre valorização da marca norteou esta pesquisa propondo investigar o efeito do
preço do smartphone com inteligência artificial e da privacidade de dados seguros dos
usuários sobre a valorização da marca. Foi realizado um experimento simulado entre sujeitos
(2 x 2 x 2) com 357 participantes, tendo estrátegia de precificação, diferencial com atributo de
inteligência artificial e divulgação no anúncio dos dados pessoais como as três variáveis
independentes e o valor da marca como variável dependente. Os participantes foram alocados
em 8 grupos distintos (6 grupos experimentais e 2 grupos controle), com uma distribuição
randômica simples entre os respondentes para todos os grupos. Os resultados demonstram um
efeito positivo entre o smartphone com precificação de penetração, uma estratégia não muito
utilizada nesse mercado, com atributo de inteligência artificial e não divulgação no anúncio
dos dados pessoais seguros, como mais efetivos para aumentar o valor da marca. A pesquisa
pode auxiliar na construção e gerenciamento da marca na inserção de novos produtos
tecnológicos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados - privacidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca - valor de mercado | pt_BR |
dc.title | Valor da marca de smartphone com inteligência artificial : efeito da precificação de lançamento e da divulgação da segurança dos dados pessoais no anúncio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T14:43:12Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02T14:43:12Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38431 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
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