Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CleytonPauloRodrigues.pdf481,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conselho de acompanhamento e controle social do Fundeb no estado do Tocantins
Autor(es): Rodrigues, Clayton Paulo
Orientador(es): Vicente, Victor Manuel Barbosa
Assunto: Controle social
Finanças públicas
Educação e Estado
Educação - financiamento
Data de apresentação: 14-Jun-2012
Data de publicação: 27-Set-2012
Referência: RODRIGUES, Clayton Paulo. Conselho de acompanhamento e controle social do Fundeb no estado do Tocantins. 2012. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo analisa o papel do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério no Estado do Tocantins, particularmente no que se refere à atuação dos segmentos representativos da sociedade civil no acompanhamento e controle dos recursos destinados à Educação Básica, tendo em vista os desafios da legislação educacional vigente e a gestão administrativa. Para tanto, objetivou-se abordar questões relacionadas ao controle social dos recursos vinculados à educação pública no contexto de suposto “empoderamento” da sociedade civil frente às ações do Estado, verificar se o processo de descentralização da gestão dos recursos públicos para a educação, concretizada através do Conselho, se caracteriza pela interação entre governo e sociedade, criando oportunidades de participação, ou constitui-se em instrumento de acomodação de conflitos, analisar o papel do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, no que diz respeito à materialização da representatividade política dos diversos segmentos representados e avaliar a dinâmica de controle social dos membros do Conselho do FUNDEB neste Estado. Foi necessário realizar uma pesquisa descritiva, com a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, o questionário-entrevista em que foram pesquisados três conselheiros do FUNDEB do Tocantins. Constatou-se com a realização da pesquisa que o Conselho do FUNDEB, Estado do Tocantins, existe de forma legal não sendo considerado espaço de práticas democráticas, algo que distancia este Conselho de realizar o papel de fiscalizar, deliberar sobre os recursos utilizados na Política Pública de Educação. Verificou-se ainda que há muito o que fazer para tornar mais eficiente a atuação do conselho no Estado do Tocantins.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons