Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Anabelle Carrilho da | - |
dc.contributor.author | Costa, Maria Gabriella dos Santos | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria Gabriella dos Santos. O gênero e o cinema: possibilidades para a práxis emancipatória do serviço social. 2021. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente escrito analisa as possibilidades trazidas pelo potencial emancipatório da arte, com
destaque para o cinema, associado à discussão sobre relações sociais de gênero. Coloca que o
uso do cinema como instrumental para a prática pedagógica das assistentes sociais é mais que
possível, fazendo-se necessária, pois soma a perspectiva dessas profissionais ao olhar único
das produções cinematográficas contra-hegemônicas. Este trabalho foi realizado por meio de
uma busca bibliográfica, que facilitou a observância das discussões realizadas dentro da
categoria profissional, diante das produções encontradas na Biblioteca Digital da Produção
Intelectual Discente e no Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Como
resultado, se faz viável o uso de um cinema produzido por mulheres para instrumentalizar a
mediação da realidade, parte do cotidiano do Serviço Social, como componente importante
para a construção de uma práxis emancipatória, associado às premissas éticas colocadas à
profissão por seu Projeto Ético-Político. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistentes sociais - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.title | O gênero e o cinema : possibilidades para a práxis emancipatória do serviço social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T13:29:54Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02T13:29:54Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38421 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the possibilities brought by the emancipatory potential of art, with
emphasis on cinema, associated with the discussion of social gender relations. It states that the
use of cinema as an instrument for the pedagogical practice of social workers is more than
possible, making it necessary, as it adds the perspective of these professionals to the unique
look of counter-hegemonic cinematographic productions. This effort was carried out through
a bibliographical research, which facilitated the observance of the discussions carried out
within the professional category, given the productions found in the Digital Library of Student
Intellectual Production and in the Institutional Repository of the University of Brasília. As a
result, it is feasible to use a cinema produced by women to instrumentalize the mediation of
reality, part of the daily life of Social Work, as an important component for the construction of
an emancipatory praxis, associated with the ethical premises placed on the profession by its
Ethical-Political Project. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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