Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaGabriellaDosSantosCosta_tcc.pdf729,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Anabelle Carrilho da-
dc.contributor.authorCosta, Maria Gabriella dos Santos-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Gabriella dos Santos. O gênero e o cinema: possibilidades para a práxis emancipatória do serviço social. 2021. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente escrito analisa as possibilidades trazidas pelo potencial emancipatório da arte, com destaque para o cinema, associado à discussão sobre relações sociais de gênero. Coloca que o uso do cinema como instrumental para a prática pedagógica das assistentes sociais é mais que possível, fazendo-se necessária, pois soma a perspectiva dessas profissionais ao olhar único das produções cinematográficas contra-hegemônicas. Este trabalho foi realizado por meio de uma busca bibliográfica, que facilitou a observância das discussões realizadas dentro da categoria profissional, diante das produções encontradas na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente e no Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Como resultado, se faz viável o uso de um cinema produzido por mulheres para instrumentalizar a mediação da realidade, parte do cotidiano do Serviço Social, como componente importante para a construção de uma práxis emancipatória, associado às premissas éticas colocadas à profissão por seu Projeto Ético-Político.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.titleO gênero e o cinema : possibilidades para a práxis emancipatória do serviço socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-02T13:29:54Z-
dc.date.available2024-05-02T13:29:54Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38421-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work analyzes the possibilities brought by the emancipatory potential of art, with emphasis on cinema, associated with the discussion of social gender relations. It states that the use of cinema as an instrument for the pedagogical practice of social workers is more than possible, making it necessary, as it adds the perspective of these professionals to the unique look of counter-hegemonic cinematographic productions. This effort was carried out through a bibliographical research, which facilitated the observance of the discussions carried out within the professional category, given the productions found in the Digital Library of Student Intellectual Production and in the Institutional Repository of the University of Brasília. As a result, it is feasible to use a cinema produced by women to instrumentalize the mediation of reality, part of the daily life of Social Work, as an important component for the construction of an emancipatory praxis, associated with the ethical premises placed on the profession by its Ethical-Political Project.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.