Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KarineDelmondesSilva_tcc.pdf821,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resíduos domiciliares em condomínio horizontal do Distrito Federal : uma análise para aplicação da economia circular pelo modelo COM-B
Autor(es): Silva, Karine Delmondes
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comportamento do consumidor
Expansão urbana
Gestão de resíduos sólidos
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mai-2024
Referência: SILVA, Karine Delmondes. Resíduos domiciliares em condomínio horizontal do Distrito Federal: uma análise para aplicação da economia circular pelo modelo COM-B. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023
Resumo: Nas últimas décadas, a gestão de resíduos tornou-se uma preocupação global, devido à expansão populacional, ao aumento da produção e ao consumo exacerbado. Nesse cenário, a Economia Circular surge como uma alternativa viável e sustentável, com ênfase na redução, reutilização, reciclagem, recuperação e envolvimento do consumidor para uma gestão eficiente de resíduos. A presente pesquisa objetiva investigar como é realizada a gestão de resíduos, sob o prisma da Economia Circular, com base nas capacidades, oportunidades e motivações dos residentes de um condomínio habitacional horizontal do Distrito Federal, utilizando o Modelo Teórico COM-B (Michie et al., 2011). São evidenciados desafios e oportunidades por meio de uma abordagem qualitativa, exploratória, de corte transversal e entrevistas em profundidade. Os resultados indicam que as capacidades psicológicas, como o conhecimento e o interesse, capacidades físicas, como o esforço físico, oportunidades sociais, como a influência do círculo social, oportunidades físicas, como a disponibilidade de uma infraestrutura adequada, motivações automáticas, como a aversão a odores e motivações reflexivas, como a preocupação ambiental, social, econômica e sanitária, são fatores que influenciam substancialmente no comportamento de descarte dos moradores, que devem ser considerados na formulação de intervenções. Ademais, os resultados revelam um certo distanciamento dos moradores em relação aos resíduos, indicando a necessidade de estratégias eficientes que considerem a infraestrutura e compreendam os fatores que influenciam o engajamento do consumidor. Destarte, apesar do estudo se limitar a um único condomínio, a pesquisa apresenta três esferas de contribuição: a esfera acadêmica, por contribuir para a literatura da gestão de resíduos e Economia Circular, preenchendo a lacuna referente à perspectiva do consumidor, ainda pouco explorada no âmbito da Economia Circular; a dimensão gerencial, evidenciada pela adoção de um modelo analítico comportamental da comunidade condominial, visando catalisar o comprometimento com práticas de gestão sustentável de resíduos; e a esfera social, caracterizada pela revisão da gestão de resíduos domiciliares e pela busca de alternativas sustentáveis para a destinação de resíduos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.