Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva Filho, Antônio Isidro da | - |
dc.contributor.author | Silva, João Pedro Ferreira | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Pedro Ferreira. Câmara dos Deputados e inovação: a implantação do Eduleg e seus resultados no centro de formação, treinamento e aperfeiçoamento. 2023. 29 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender melhor o processo
de inovação no Poder Legislativo e os resultados advindos dele,
identificando os determinantes e resultados da implantação do EDULEG.
Com base no framework GESPUBLIN proposto por Isidro (2018), dados
coletados em entrevistas com servidores do Centro de Formação,
Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR) foram
analisados com base no método de análise de conteúdo proposto por Bardin
(2016) e na literatura de referência da área de inovação pública. Os
resultados deste estudo evidenciam o ambiente da Câmara dos Deputados
como um repleto de desafios para se ter algum progresso quanto à inovação
dentro de si, mas com atores dispostos e coordenações que desejam romper
com o status quo da organização. Os resultados deste estudo sugerem que
a abordagem do GESPUBLIN é perfeitamente adaptável à realidade do
Poder Legislativo brasileiro, e que mais estudos nesta área serão bemsucedidos com a utilização deste framework. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação em serviços | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Legislativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos | pt_BR |
dc.title | Câmara dos Deputados e inovação : a implantação do Eduleg e seus resultados no centro de formação, treinamento e aperfeiçoamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T12:13:54Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02T12:13:54Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38417 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to clarify doubts regarding the innovation process in the
Legislative Branch and the results arising from it, identifying the determinants
and results of the implementation of EDULEG. Based on the framework
proposed by Isidro in 2018 (GESPUBLIN), data collected through interviews
with CEFOR employees were analyzed based on the content analysis
method proposed by Bardin (2016) and the studies of several wellestablished researchers in the field of public innovation. The results of this
study illustrate the Chamber's environment as one full of challenges to make
any progress regarding innovation within itself, but with willing actors and
coordinations who wish to break with the organization's status quo. This
study proves that the GESPUBLIN approach is perfectly adaptable to the
reality of the Brazilian Legislative Branch, and that further studies in this area
will be successful using this framework. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|