Título: | Antecedentes do bem-estar no trabalho : o que pensam as gerações X, Y e Z? |
Autor(es): | Campello, Isabela de Medeiros |
Orientador(es): | Fogaça, Natasha |
Assunto: | Satisfação no trabalho Trabalho - aspectos psicológicos |
Data de apresentação: | 12-Dez-2023 |
Data de publicação: | 2-Mai-2024 |
Referência: | CAMPELLO, Isabela de Medeiros. Antecedentes do bem-estar no trabalho: o que pensam as gerações X, Y e Z?. 2023. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Partindo-se do pressuposto que as organizações buscam o aumento do desempenho
como forma de se manterem competitivas no mercado, é estratégico que elas foquem
seus esforços, também, na promoção do bem-estar de seus trabalhadores, uma vez
que a literatura tem enfatizado a relação positiva entre essas variáveis. Nesse contexto, gestores devem compreender quais fatores são capazes de promover o bemestar no trabalho. No entanto, deparam-se com uma força de trabalho heterogênea,
composta por trabalhadores de diferentes gerações e, consequentemente, com percepções, comportamentos e atitudes distintas no ambiente organizacional. O objetivo
deste trabalho foi investigar como os trabalhadores compreendem o bem-estar no trabalho e o que as gerações X, Y e Z consideram como fatores antecedentes desse
construto. Para tanto, foram realizados três grupos focais com integrantes de cada
uma das gerações separadamente, e os dados analisados com o software Iramuteq
através de nuvem de palavras e análise de similitude. Os trabalhadores associaram o
bem-estar no trabalho principalmente com afetos positivos e negativos (perspectiva
hedônica), além da percepção de realização e desenvolvimento pessoal
(eudaimônica). Esse resultado está alinhado com a definição de bem-estar no trabalho
adotada nesta pesquisa. De modo geral, os antecedentes de bem-estar no trabalho
identificados estão em consonância com o que é possível encontrar na literatura, bem
como se relacionam, até certo ponto, com as características das gerações X, Y e Z
descritas nas pesquisas que se propõem a identificá-las. A geração X priorizou clima
organizacional, relacionamentos interpessoais, acordos claros, suporte
organizacional, justiça organizacional e habilidade da liderança; a geração Y enfatizou
flexibilidade e autonomia, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, suporte institucional
e características individuais; e a geração Z destacou o reconhecimento e feedbacks,
autonomia e flexibilidade, clima organizacional positivo e desafios e aprendizagem.
Ainda que sejam observadas diferenças na priorização dos antecedentes, é
interessante que os gestores se atentem também às similaridades apresentadas entre
as gerações, que podem ser utilizadas para potencializar equipes de trabalho
heterogêneas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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