Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielGoncalvesOliveira_tcc.pdf614,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento estratégico e indicadores : potencializando o desempenho dos clubes poliesportivos brasileiros
Autor(es): Oliveira, Gabriel Gonçalves
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Esportes - administração
Planejamento estratégico
Clubes esportivos
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 30-Abr-2024
Referência: OLIVEIRA, Gabriel Gonçalves. Planejamento estratégico e indicadores: potencializando o desempenho dos clubes poliesportivos brasileiros. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Um dos pilares para o esporte nacional são os clubes poliesportivos, responsáveis pela formação e manutenção dos principais atletas brasileiros. Para se tornarem organizações eficientes e terem sucesso no esporte, existem diversas variáveis envolvidas, sendo que o primeiro passo é ter um planejamento estratégico, com metas, planos de ação e indicadores de desempenho construídos. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre planejamento estratégico e desempenho esportivo dentro clubes poliesportivos brasileiros que possuem atletas de alto rendimento. Foi realizado estudos de casos múltiplos, envolvendo análise documental e aplicação de pesquisa qualitativa com alguns diretores e gestores dos principais clubes no Brasil filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes, em termos de resultado em competições nacionais e internacionais, gestão e infraestrutura. Os principais resultados encontrados na pesquisa foram que o Planejamento Estratégico é algo relevante para a maioria dos clubes analisados, em que a Diretoria possui a responsabilidade na elaboração, mas contam com o apoio direto de gerentes de planejamento e/ou de esportes para a construção dos objetivos. A grande maioria dos clubes entrevistados existem há décadas ou são mesmo centenários, o que resulta em algumas práticas de gestão mais tradicionais. Nesse sentido, pode-se perceber que as maiores dificuldades dos clubes estão na troca de gestão da diretoria, pois não são todos os envolvidos internamente que dão a devida importância ao tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.