Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alfinito, Solange | - |
dc.contributor.author | Santos, Estéfane Leocádio da Purificação | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Estéfane Leocádio da Purificação. Consumidor vegano no Distrito Federal: um estudo de comportamento de consumo e motivações. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que nos últimos anos o mercado vegano está em crescimento e para atender as
novas demandas é necessário informações sobre tendência e motivações de consumo, estudase sobre motivações e fatores de consumo vegano no Distrito Federal, a fim de descrever o
comportamento dos consumidores veganos na região. Espera-se que o presente trabalho possa
contribuir de alguma forma para futuras pesquisas e que também seja relevante para as
organizações que desejam ofertar produtos e serviços voltado ao consumo vegano. Para tanto,
é necessário descrever o comportamento e o perfil dos consumidores veganos no Distrito
federal, encontrar elementos que podem tornar a aquisição de produtos veganos mais difícil ou
mais fácil, identificar os hábitos, motivações e preferências de compra dos consumidores, definir
os fatores/motivos queinfluenciam a escolha dos consumidores analisados. Realiza-se, então,
uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva com amostragem não-probabilística por
conveniência, onde foram entrevistados 15 veganos de diversas regiões administrativas do DF,
utilizando o roteiro de entrevistas semiestruturadas que visou compreender valores,
comportamentos e experiências desse público. O estudo objetivou descrever o comportamento
e perfil dos consumidores veganos no Distrito Federal, alcançando esse propósito ao analisar
diversas subcategorias. As motivações para adotar o veganismo foram identificadas, revelando
que essas influenciam diretamente nas escolhas de compra e nos hábitos de consumo dos
entrevistados. No contexto do consumo em empresas veganas e não veganas, constatou-se uma
preferência por estabelecimentos totalmente veganos, embora fatores adicionais impactem a
decisão de compra. O comportamento dos consumidores diante da ausência de opções veganas
fora de casa também foi descrito. Além disso, foram destacados facilitadores e desafios
relacionados ao consumo vegano, bem como sugestões para melhor atender a esse público,
proporcionando informações significativas para empresas e estabelecimentos na região do
Distrito Federal. Constata-se então, que o objetivo foi atendido, visto que atravésda análise de
conteúdo foi possível descrever o comportamento e o perfil de consumidores vegano no Distrito
Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veganismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtos veganos | pt_BR |
dc.title | Consumidor vegano no Distrito Federal : um estudo de comportamento de consumo e motivações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T12:07:15Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T12:07:15Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38403 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering that in recent years the vegan market has been growing and to meet new demands it is
necessary to have information on consumption trends and motivations, we study the motivations
and factors of vegan consumption in the Federal District, in order to describe the behavior of
consumers. vegan consumers in the region. It is hoped that this work can contribute in some way
to future research and that it is also relevant for organizations that wish to offer products and
services aimed at vegan consumption. To this end, it is necessary to describe the behavior and
profile of vegan consumers in the Federal District, find elements that can make the acquisition of
vegan products more difficult or easier, identify consumers' purchasing habits, motivations and
preferences, define the factors/ reasons that influence the choice of the analyzed consumers. An
exploratory and descriptive qualitative research was then carried out with non-probabilistic
convenience sampling, where 15 vegans from different administrative regions of the Federal
District were interviewed, using a semi-structured interview script that aimed to understand the
values, behaviors and experiences of this public. The study aimed to describe the behavior and
profile of vegan consumers in the Federal District, achieving this purpose by analyzing several
subcategories. The motivations for adopting veganism were identified, revealing that they directly
influence the purchasing choices and consumption habits of the interviewees. In the context of
consumption in vegan and non-vegan companies, there was a preference for completely vegan
establishments, although additional factors impact the purchasing decision. Consumer behavior in
the absence of vegan options outside the home was also described. Furthermore, facilitators and
challenges related to vegan consumption were highlighted, as well as suggestions to better serve
this audience, providing significant information for companies and establishments in the Federal
District region. It appears then that the objective was met, since through content analysis it was
possible to describe the behavior and profile of vegan consumers in the Federal District. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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