Título: | Principais dimensões que impactam na experiência do hóspede em plataformas de economia compartilhada : análise da satisfação no Airbnb, em acomodações do Plano Piloto |
Autor(es): | Costa, Camila Martins |
Orientador(es): | Santos, Maíra Rocha |
Assunto: | Hospitalidade Satisfação do consumidor Economia compartilhada |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 30-Abr-2024 |
Referência: | COSTA, Camila Martins. Principais dimensões que impactam na experiência do hóspede em plataformas de economia compartilhada: análise da satisfação no Airbnb, em acomodações do Plano Piloto. 2023. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Objetivo: Explorar as dimensões que mais impactam a experiência do hóspede do Airbnb no
Plano Piloto a fim de propor estratégias para melhorar a satisfação do hóspede em plataformas
de economia compartilhada.
Referencial Teórico: A partir da literatura de impacto encontrada pela TEMAC, delinear os
principais conceitos sobre o tema da economia compartilhada na hospitalidade e definir quais
as principais dimensões já exploradas na literatura.
Metodologia: Consistiu em uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. Por meio de um
instrumento delineado na pesquisa, foram coletados os depoimentos das avaliações dos
hóspedes do Plano Piloto na plataforma Airbnb, na categoria “Em Alta”. A amostra foi
composta por 274 depoimentos de 26 acomodações recomendadas pela plataforma. Para a
análise desses dados aplicou-se a Análise de Conteúdo com a técnica da Classificação
Hierárquica Descendente.
Resultados: Os resultados levaram à criação de um framework com as dimensões que mais
impactam na satisfação do hóspede do Airbnb no Plano Piloto, organizando e sistematizando
um plano de ação para o anfitrião a partir delas.
Conclusão: O estudo concluiu que a “reputação e confiança”, “anfitrião”, “autenticidade”,
“localização”, “comodidades”, “anúncio”, “custo-benefício”, “limpeza”, “consistência”,
“retorno” e “recomendação” são as principais dimensões que impactam na satisfação do
hóspede do Airbnb no Plano Piloto.
Implicações da pesquisa: A pesquisa tem implicações práticas pois o framework desenvolvido
organiza como as dimensões impactam na experiência e operacionaliza um PDCA para que o
anfitrião aproveite as descobertas deste estudo a fim de garantir a satisfação do hóspede que
busca acomodações no Plano Piloto em Brasília. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.