Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Codá, Renato Calhau | - |
dc.contributor.author | Matos, André Filipe | - |
dc.identifier.citation | MATOS, André Filipe. Aceitação e uso de sistemas de CRM: um estudo com corretores imobiliários de uma incorporadora do Distrito Federal. 2023. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a adoção e aceitação do sistema de CRM por corretores imobiliários, em contexto de uso mandatório, mapeando os fatores contribuintes e inibidores da adesão a ele por parte dos usuários. Para alcançá-lo, desenvolveu-se um estudo de caso de abordagem qualitativa, em que
foram entrevistados 12 corretores que utilizam o sistema de CRM de uma grande incorporadora do Distrito Federal. O conteúdo dos seus relatos foi categorizado entre os quatro principais construtos influenciadores da adoção e aceitação de novas tecnologias e um dos moderadores de relações-chave presentes na metodologia
UTAUT, preconizada por Venkatesh et al. (2003). Os resultados obtidos apontaram que as categorias de análise Expectativa de Desempenho, Condições Facilitadoras e Voluntariedade de Uso tiveram maior recorrência de fatores contribuintes relacionados a elas. A de Influência Social obteve a presença relevante tanto de elementos contribuintes como de inibidores. Já os elementos ligados a Expectativa de Esforço
demostraram grande potencial em inibir a adoção do sistema por parte dos usuários. Propõe-se, por fim, o desenvolvimento de novos estudos de caso que analisem o processo de adoção de sistemas de CRM no mercado imobiliário e em outros contextos, também a elaboração de pesquisas quantitativas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado imobiliário - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clientes - relacionamento | pt_BR |
dc.title | Aceitação e uso de sistemas de CRM : um estudo com corretores imobiliários de uma incorporadora do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T15:25:45Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T15:25:45Z | - |
dc.date.submitted | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38394 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Farias, Josivania Silva | - |
dc.description.abstract1 | This research aimed to understand the adoption and acceptance of CRM systems by
real estate brokers in a mandatory usage context, mapping the contributing and
inhibiting factors of user adherence. To achieve this, a qualitative case study approach
was employed, involving interviews with 12 brokers utilizing a CRM system from a
major real estate developer in the Federal District. The content of their accounts was
categorized into the four primary influencing constructs of adopting and accepting new
technologies, as well as one of the key relationship moderators outlined in the UTAUT
methodology, as advocated by Venkatesh et al. (2003). The findings indicated that the
analysis categories of Performance Expectancy, Facilitating Conditions, and
Voluntariness of Use exhibited a higher recurrence of associated contributing factors.
Social Influence demonstrated significant presence, encompassing both contributing
and inhibiting elements. Conversely, factors linked to Effort Expectancy showed
substantial potential in inhibiting system adoption among users. Finally, we propose
further case studies examining CRM system adoption processes in the real estate
market and other contexts, alongside the implementation of quantitative research
efforts. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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