Título: | Promoção promove o valor da marca para o consumidor? : efeitos dos tipos promocionais de produtos com preços médios distintos |
Autor(es): | Santos, Ananda Martins dos |
Orientador(es): | Porto, Rafael Barreiros |
Assunto: | Preços - determinação Marca - valor de mercado Vendas - promoção |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 29-Abr-2024 |
Referência: | SANTOS, Ananda Martins dos. Promoção promove o valor da marca para o consumidor?: efeitos dos tipos promocionais de produtos com preços médios distintos. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | As promoções são utilizadas pelas empresas para incremento das vendas. Enquanto
para elas seus efeitos são diretos, no valor da marca percebido pelos consumidores
é menos óbvio, em especial quando comparados às promoções feitas para produtos
caros versus baratos. O objetivo geral dessa pesquisa foi comparar os efeitos dos
tipos de promoções de vendas e produtos com preços médios distintos no valor da
marca percebido pelo consumidor. Para isso, foi construído um experimento, em que
as variáveis manipuladas foram quatro tipos promocionais (cupom de desconto,
cashback, brinde e sorteio) aplicados para produtos de preço médio baixo (vs. alto),
tendo a variável dependente o valor da marca. Com uso de análises de covariâncias,
os resultados revelaram que o brinde tem efeito principal no aumento do valor da
marca e em todas as dimensões, com exceção da lealdade à marca. Por outro lado,
o sorteio diminui o valor da marca, especificamente na qualidade percebida e imagem
associada a marca, enquanto que o cupom de desconto e cashback não alteram o
valor significativamente. Além disso, para os produtos com preços médios distintos
não foi obtido relação direta no valor da marca, exceto na imagem associada à marca.
Os profissionais de marketing podem ser mais assertivos para tomarem decisões
referentes a quais promoções de vendas são mais eficazes para valorizar ou evitar a
desvalorização das marcas, dado o produto ser caro ou barato. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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