Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Victorino, Márcio de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Thais Ketlyn da Silva | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Thais Ketlyn da Silva. Análise de dados abertos para subsidiar decisões utilizando dados do Enem: evidência do profissional de biblioteconomia na ciência de dados. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa faz uma análise dos microdados do Enem através da
coleta e tratamento de microdados, por meio de eliminação de dados irrelevantes e
preservação dos dados escolhidos como relevantes dentro do escopo de idade,
gênero, localização e faixa de renda. Após análise da literatura dos autores da área
para uma melhor compreensão dos termos expostos, este trabalho tem como
proposta apresentar ao usuário diferentes interpretações de informação a partir da
análise dos dados disponibilizados pelo Portal da Transparência. Nesse sentido tem
como proposta contextualizar Dados, Microdados entre suas diferenças e
semelhanças; assim como demonstrar todo o caminho percorrido pela Ciência da
Informação até chegar ao que ela é hoje; e demonstrar a importância do profissional
da Ciência da Informação formado em Biblioteconomia. Os dados foram tratados em
planilha Excel e analisados através do Software Power BI para a criação de gráficos
e tabelas dinâmicas por meio de análises estatísticas . Em conclusão, foi possível
verificar que a partir da análise de dados o bibliotecário possui conhecimento
necessário para embasar e justificar estudos em diversas áreas de pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecários - formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à informação | pt_BR |
dc.title | Análise de dados abertos para subsidiar decisões utilizando dados do Enem : evidência do profissional de Biblioteconomia na ciência de dados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T11:51:14Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T11:51:14Z | - |
dc.date.submitted | 2023-11-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38373 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research does a micro data analysis of ENEM (Exame Nacional do Ensino
Médio) through collection and management of micro data, by eliminating not
necessary data and preservation of data picked as relevant in an age, gender,
geolocation and income bracket ambit. After analyzing the literature of authors in this
area for a better understanding of the exposed terms, this work aims to present to
the user with different interpretations of information based on the analysis of the data
made available by the Transparency Portal. In this regard, aims to contextualize
Data, Micro data, through their differences and similarities; as much as to
demonstrate all the way made by Information Science until it becomes what it is
today; and show the importance of an Information Science professional, graduated in
Librarianship. The data was processed in an Excel sheet and analyzed through the
Power BI Software to create dynamic sheets and graphics, by a statistical analysis.
In conclusion, it was possible to verify that, from data analysis, the librarian has the
required knowledge to support and justify study in different research fields. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|