Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Marques, Sonirza Corrêa | - |
dc.contributor.author | Sousa, Deuselina Francisco Maia de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Deuselina Francisco Maia de. Gestão democrática e participativa: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Cavalcante - GO, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia trabalhou com o tema “Gestão democrática e participativa: Programa Dinheiro
Direto na Escola (PDDE) e objetivou compreender como realizar a gestão participativa na
gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) através da Associação de Pais e Mestres
na Escola Municipal Joselina Francisco Mais no Cavalcante GO. Foi utilizado os pressupostos
da pesquisa qualitativa, através das pesquisas bibliográfica, documental e da pesquisa de
campo. Os teóricos que embasam esta pesquisa foram Oliveira (et Al, 2009) ; Vieira (2007);
Mafassioli (2015) e Galina (2008). O resultado da pesquisa de campo mostrou que os docentes,
profissionais e representantes de pais entrevistados não consideram a gestão escolar da escola
Joselina como sendo democrática, pois não existe a efetiva participação nas tomadas de decisão.
Sendo assim que realizar a gestão participativa na gestão do Programa Dinheiro Direto na
Escola (PDDE) através da Associação de Pais e Mestres na Escola Joselina Francisco Maia em
Cavalcante GO, é precisa dar voz as pessoas envolvidas na escola, compor os conselhos com
representantes de pais, dos professores e dos profissionais, realizar reuniões periódicas.
Informar a comunidade escolar, os passos da gestão. A maneira que hoje é feita gestão do
recurso do PDDE está equivocada, conforme indicado nas repostas dos 10 (dez) participantes
de também dos teóricos estudados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração municipal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública - participação do cidadão | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e participativa : Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T14:25:47Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T14:25:47Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38365 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|