Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CiceroFerreiraRodriguesSobrinho_tcc.pdf996,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desapropriação por interesse social para fins da reforma agrária
Autor(es): Rodrigues Sobrinho, Cicero Ferreira
Orientador(es): Ribeiro, Jefferson Bruno Pereira
Assunto: Terras - divisão e demarcação
Propriedade rural
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 26-Abr-2024
Referência: RODRIGUES SOBRINHO, Cicero Ferreira. Desapropriação por interesse social para fins da reforma agrária. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Goianésia - GO, 2019.
Resumo: Este trabalho foi direcionado para a compreensão do instrumento da desapropriação de propriedade rural por interesse social utilizado pelo Poder Público para colocar em prática a reforma agrária, inicialmente entendendo a sua história e os seus objetivos, em seguida, analisando os limites do direito de propriedade e os requisitos que um imóvel rural precisa cumprir para se alcançar a função social. Levando em consideração também, a necessidade do uso da terra para a sobrevivência do ser humano. Assim, conclui-se que o direito à propriedade do uso da terra para a sobrevivência do ser humano. Em grega, ninguém pode ser privado do seu bem, no entanto ao analisar os requisitos para garantir este direito, o imóvel rural fica condicionado ao cumprimento da sua função social e quando este critério é violado, o Estado, por meio da união está autorizado a desapropriar o bem e redistribuí-lo pra aquele trabalhador que queria trabalhar no campo de forma apropriada e suficiente para a subsistência de sua família, proporcionando o bem estar para os trabalhadores que venha a trabalhar em sua propriedade e utilizando de forma racional e adequando os recursos naturais. Mesmo o Estado intervindo na propriedade privada e a insegurança que pode gerar os proprietários terras, os benefícios que a reforma agrária trás para sociedade é extremamente importante para melhor distribuição de terras, para o desenvolvimento nacional e para a promoção da justiça social, fazendo com que o interesse social se sobreponha ao direito privado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.