Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Renato Cabral | - |
dc.contributor.author | Chagas, Ingrid Rayanne Salvino Leite das | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Ingrid Rayanne Salvino Leite das. Linguagem neutra em contexto escolar e em certames públicos: uma análise sociolinguística da justificativa do Projeto de Lei 948/2021, do estado de Rondônia, e da decisão do Min. Edson Fachin na ADI 7.019/2021 MC/RO contra a Lei Estadual 5.123/2021. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sociolinguística do PL estaudal
948/2021, que proíbe o uso da linguagem neutra em escolas e concursos do Estado de Rondônia,
bem como da decisão do Min. Edson Fachin na ADI 7.019/2021 que alega inconstitucionalidade
na Lei Estadual 5.123/2021. O trabalho aborda a proposta da linguagem neutra, a linguagem
como identidade de gênero e a queda do neutro na passagem do latim para o português brasileiro.
Além disso, são apresentadas discussões sociolinguísticas para o enfrentamento de visões
preconceituosas contra a linguagem neutra, como o caso do PL nº 948/2021 que converteu-se na
Lei Estadual 5.123/2021, a fim de reconhecer a existência de diversidades presentes na língua e
sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem neutra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociolinguística | pt_BR |
dc.title | Linguagem neutra em contexto escolar e em certames públicos : uma análise sociolinguística da justificativa do Projeto de Lei 948/2021, do estado de Rondônia, e da decisão do Min. Edson Fachin na ADI 7.019/2021 MC/RO contra a Lei Estadual 5.123/2021 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T11:53:28Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T11:53:28Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38354 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to present a sociolinguistic analysis of PL 948/2021, which prohibits the
use of neutral language in schools and public contests in the State of Rondônia. It also analyzes
the decision of Min. Edson Fachin in ADI 7.019/2021 that alleges unconstitutionality in State
Law 5.123/2021. The work addresses the proposal of neutral language, language as gender
identity and the fall of the neutral in the transition from Latin to Brazilian Portuguese. In
addition, sociolinguistics has developed to face discriminatory views against neutral language,
such as the case of PL nº 948/2021, which became State Law 5.123/2021, in order to recognize
the existence of diversities present in language and society. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|