Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HeloisaSulpinoMendes_tcc.pdf202,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorMendes, Heloísa Sulpino-
dc.identifier.citationMENDES, Heloísa Sulpino. Sátira e alienação na construção do narrador não confiável em Machado de Assis e Goethe. 2023. 14 f. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão do curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDesenvolvido a partir da leitura dos romances Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis e Os sofrimentos do jovem Werther de Goethe, este texto pretende investigar, baseando-se em artigos do professor Miguel Vedda e dos críticos Roberto Schwarz e György Lukács, como os autores utilizaram, nas obras em questão, a forma de composição satírica e a figuração da alienação para a construção de narradores não confiáveis, além disso, intenta-se apontar ligações entre as duas obras. Sendo assim, busca-se entender a sátira explícita em Machado de Assis, após sua maturação na forma de compor suas obras, que deu origem à narrativa ácida e descarada do personagem Brás Cubas circundada por seu capricho de classe. Já em Goethe, tem-se, por meio de Werther, a busca do autor por encarnar o retrato da infelicidade da pequena burguesia alemã.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlienação (Filosofia)pt_BR
dc.subject.keywordAnálise literáriapt_BR
dc.subject.keywordAssis, Machado de, 1839-1908pt_BR
dc.subject.keywordGoethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832pt_BR
dc.titleSátira e alienação na construção do narrador não confiável em Machado de Assis e Goethept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-26T11:41:15Z-
dc.date.available2024-04-26T11:41:15Z-
dc.date.submitted2023-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38352-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Developed from the reading of the novels Memórias Póstumas de Brás Cubas by Machado de Assis and The Sorrows of Young Werther by Goethe, this text intends to investigate, based on articles by Professor Miguel Vedda and critics Roberto Schwarz and György Lukács, how the authors used, in the works in question, the form of satirical composition and the figuration of alienation for the construction of unreliable narrators, in addition, an attempt is made to point out links between the two works. Therefore, we seek to understand the explicit satire in Machado de Assis, after his maturation in the way of composing his works, which gave rise to the acidic and shameless narrative of the character Brás Cubas surrounded by his class whim. Already in Goethe, we have, through Werther, the author's quest to embody the portrait of the unhappiness of the German petty bourgeoisie.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.