Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LauraAbreuSales_tcc.pdf12,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A oralidade e a memória no âmbito da biblioteca : os livros humanos da Câmara dos Deputados
Autor(es): Sales, Laura Abreu
Orientador(es): Lins, Greyciane Souza
Assunto: Bibliotecas e comunidade
Bibliotecários
Biblioteca humana
Fontes de informação
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 26-Abr-2024
Referência: SALES, Laura Abreu. A oralidade e a memória no âmbito da biblioteca: os livros humanos da Câmara dos Deputados. 2023. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Analisa o processo de marginalização da oralidade como instrumento de disseminação da informação e sua possibilidade de inserção nas atividades bibliotecárias. Compreende, por meio do estudo da história da oralidade e da escrita, o processo de sua marginalização como fonte válida de informação, buscando, de maneira mais específica, estudar o contexto em que emergiu a instituição biblioteca e a maneira como contribuiu para seu processo de silenciamento que perdura até a atualidade. Além disso, analisa as relações entre oralidade, memória e o trabalho realizado nas bibliotecas e compreende a origem dos primeiros projetos de biblioteca humana. A pesquisa tem caráter qualitativo, utiliza o método de estudo de caso para entender a aplicação da oralidade e a influência da memória no projeto de Biblioteca Humana realizado pela Seção de Disseminação da Informação da Coordenação de Biblioteca da Câmara dos Deputados. Ao fim da pesquisa conclui-se que os projetos de Biblioteca Humana surgem como uma alternativa que contribui simultaneamente para demonstrar uma forma de inserção da oralidade no ambiente da biblioteca e diminui as barreiras entre instituição e usuário, possibilitando interações enriquecedoras para ambos.
Abstract: It analyzes the process of marginalization of orality as an instrument for disseminating information and its possibility of insertion in library activities. It understands, through the study of the history of orality and writing, the process of its marginalization as a valid source of information, seeking, more specifically, to study the context in which the library institution emerged and the way in which it contributed to its process of silence that continues to this day. Furthermore, it analyzes the relationships between orality, memory and the work carried out in libraries, understanding the origin of the first human library projects. The research is qualitative in nature, using the case study method to understand the application of orality and the influence of memory in the Human Library project carried out by the Information Dissemination Section of the Library Coordination of the Chamber of Deputies. At the end of the research, it was concluded that Human Library projects emerge as an alternative that simultaneously contributes to demonstrating a way of inserting orality into the library environment and reducing barriers between institution and user, enabling enriching interactions for both.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.