Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lins, Greyciane Souza | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Karoline Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Karoline Rodrigues. A biblioteca como local de salvaguarda da memória social: estudo do patrimônio bibliográfico indígena. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é investigar como a biblioteca desempenha seu papel social, enquanto
instituição de guarda da memória social. Para isso, são apresentados os aspectos da memória
indígena e sua representação por meio do patrimônio bibliográfico em uma biblioteca
especializada na temática. A fim de traçar os aspectos da memória indígena e suas
representações, foram realizadas entrevistas com pessoas introduzidas no contexto indígena,
sendo quatro indígenas e dois indigenistas, que responderam questões sobre: oralidade e
memória no contexto indígena, a apropriação da escrita pelos indígenas, as fontes orais dos
conhecimentos que foram obtidos e a literatura indígena. A coleta de dados sobre o acervo,
efetuada na Biblioteca Curt Nimuendajú da Funai, foi executada através de uma entrevista
para obter dados sobre a formação das coleções e as perspectivas dos bibliotecários quanto à
representação da comunidade na qual essa instituição atende. O tratamento dos dados
coletados foi realizado com base na Análise de discurso de Bardin, categorizados em temas
centrais: a instituição, os usuários e o acervo. Conclui-se que o estudo acerca do patrimônio
bibliográfico, reconhecido como memória composta pela sociedade com o propósito de sua
preservação, é importante para que o bibliotecário instigue sua valorização, propagando o
reconhecimento para os usuários, agindo em prol da democratização da informação e
promovendo a igualdade cultural no ambiente informacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas especializadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio bibliográfico | pt_BR |
dc.title | A biblioteca como local de salvaguarda da memória social : estudo do patrimônio bibliográfico indígena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T11:11:04Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T11:11:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38349 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research aims to investigate how the library plays its social role as a guardian of social
memory. To achieve this, aspects of indigenous memory and its representation through
bibliographic heritage in a library specialized in this theme are presented. In order to delineate
the aspects of indigenous memory and its representations, interviews were conducted with
individuals familiar with the indigenous context, including four indigenous individuals and
two indigenous specialists. They responded to questions regarding orality and memory in the
indigenous context, the appropriation of writing by indigenous people, the oral sources of the
knowledge acquired, and indigenous literature. Data gathering on the collection at the Curt
Nimuendajú Funai’s Library was carried out through an interview to obtain information on
the formation of collections and the perspectives of librarians regarding the representation of
the community served by this institution. The treatment of collected data was performed
based on Bardin's discourse analysis, categorized into central themes: the institution, users,
and the collection. It is concluded that the study of bibliographic heritage, recognized as a
memory composed by society for the purpose of preservation, is important for librarians to
encourage its appreciation, spreading awareness among users, working towards the
democratization of information, and promoting cultural equality in the informational
environment | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
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