Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinezi, Gabriel Victor Rocha | - |
dc.contributor.author | Farias, Fernanda Alves | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Fernanda Alves. Além da superfície: uma análise da percepção de sublimação e depreciação em “Eu era mudo e só” de Lygia Fagundes Telles. 2023. 17 f. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão do curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa o conto “Eu era mudo e só” (1958) de Lygia Fagundes Telles,
buscando compreender como se desenvolve a percepção de amor ao longo da obra. Tendo como
referencial teórico os psicanalistas Sigmund Freud e Jacques Lacan, é explorado o
desenvolvimento da relação entre os personagens Manuel e Fernanda, analisando a mudança de
perspectiva ao longo do relacionamento, desde o início da relação até o casamento consumado,
visando a percepção e compreensão dos conceitos de Sublimação e Depreciação ao longo da
obra. São observados, também, os eventos vividos e os efeitos gerados, a fim de compreender
como se dá a depreciação nas relações e quais aspectos sugerem falhas na instituição casamento
e geram a concepção de relacionamento como uma prisão. A partir da análise, busca-se um
caminho além da cisão freudiana entre amor e desejo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Casamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens literários - análise | pt_BR |
dc.title | Além da superfície : uma análise da percepção de sublimação e depreciação em “Eu era mudo e só” de Lygia Fagundes Telles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T14:39:05Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T14:39:05Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38345 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article analyzes the short story “Eu era mudo e Só” (1958) by Lygia Fagundes Telles,
seeking to understand how the perception of love develops throughout this body of work.
Having psychoanalysts Sigmund Freud and Jacques Lacan as a theoretical reference, the
development of the relationship between the characters Manuel and Fernanda is explored,
analyzing the change in perspective throughout the relationship, from the beginning until the
consummated marriage, aiming at the perception and understanding of the concepts of
Sublimation and Depreciation in the work. The events experienced and the effects generated
are also observed, in order to understand how depreciation occurs in relationships and which
aspects suggest flaws in the institution of marriage, generating the conception of relationships
as a prison. Based on the analysis, a path beyond the Freudian splitting of love and desire is
sought. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|