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dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorAlmeida, Juliana Souza-
dc.identifier.citationALMEIDA, Juliana Souza. Influências da qualidade dos relatórios de sustentabilidade na reputação corporativa de companhias abertas brasileiras. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDesde a implementação da Agenda 2030 e os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU, houve um aumento significativo no envolvimento das empresas com as práticas de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG). Como resultado, as organizações começaram a emitir relatórios de sustentabilidade para demonstrar seu compromisso com o âmbito social, econômico e ambiental. Essa tendência destacou a necessidade de estabelecer padrões de garantia para assegurar a qualidade dessas informações, uma vez que as empresas que divulgam informações de sustentabilidade integradas à sua estratégia e análise de investimentos têm a oportunidade de desenvolver uma vantagem competitiva. Portanto, as discussões sobre a qualidade das informações de sustentabilidade tornaram-se uma consideração relevante no cenário empresarial atual. O objetivo geral da pesquisa é analisar como os relatórios de sustentabilidade influenciam na reputação corporativa das empresas brasileiras que fazem parte do ISE e do ranking MERCO durante o período de 2019 a 2022. A metodologia adotada é qualitativa, baseada na análise documental dos relatórios de sustentabilidade. Os resultados da pesquisa indicam que não há uma relação direta e linear entre os relatórios de sustentabilidade e a reputação corporativa. As conclusões contribuem para a compreensão da influência dos relatórios de sustentabilidade na reputação corporativa, e embora não observada essa influência nesta pesquisa, servirá como esclarecimento aos usuários e às partes interessadas sobre a relevância da qualidade da apresentação de práticas sustentáveis para a sociedade e acerca das métricas da reputação corporativa ligadas aos relatórios de sustentabilidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade empresarialpt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - relatórios de sustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordEmpresas de capital abertopt_BR
dc.titleInfluências da qualidade dos relatórios de sustentabilidade na reputação corporativa de companhias abertas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-25T12:45:48Z-
dc.date.available2024-04-25T12:45:48Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38334-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Since the implementation of the 2030 Agenda and the new Sustainable Development Goals (SDGs) by the UN, there has been a significant increase in companies' involvement in Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) practices. As a result, organizations began to issue sustainability reports to demonstrate their commitment to the social, economic and environmental spheres. This trend highlighted the need to establish assurance standards to ensure the quality of this information, as companies that disclose sustainability information integrated into their investment strategy and analysis have the opportunity to develop a competitive advantage. Therefore, discussions about the quality of sustainability information have become a relevant consideration in the current business scenario. The general objective of the research is to analyze how sustainability reports influence the corporate reputation of Brazilian companies that are part of the ISE and the MERCO ranking during the period from 2019 to 2022. The methodology adopted is qualitative, based on documentary analysis of sustainability reports. The research results indicate that there is no direct and linear relationship between sustainability reports and corporate reputation. The conclusions contribute to understanding the influence of sustainability reports on corporate reputation, and although this influence was not observed in this research, it will serve to clarify users and interested parties about the relevance of the quality of the presentation of sustainable practices for society and about the corporate reputation metrics linked to sustainability reports.pt_BR
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