Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoPedroMirandaMunizAraujo_tcc.pdf202,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os caminhos para o uso de inteligências artificiais na auditoria
Autor(es): Araujo, João Pedro Miranda Muniz de
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Inteligência artificial
Auditoria
Inovações tecnológicas
Sistemas de informações contábeis
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 25-Abr-2024
Referência: ARAUJO, João Pedro Miranda Muniz de. Os caminhos para o uso de inteligências artificiais na auditoria. 2023. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo abordar a questão da utilização, por organizações, de tecnologias alimentadas por inteligências artificiais (IA) em processos internos voltados para a auditoria contábil. Para alcance da proposta, e com uma abordagem qualitativa, realizou-se como instrumento pesquisa bibliográfica, aplicada as áreas de tecnologia da informação, auditoria, contabilidade e tributário. Ao longo do trabalho, foi explorado conceitos levantados pela revolução industrial 4.0, fator que engloba o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, as quais serviram de base para temas atuais sobre desenvolvimento digital, sistemas integrados e contabilidade 4.0. O objetivo do estudo é identificar usos e tendências da IA nos setores contábil, tributário e de auditoria. A integração da IA em processos internos está reformulando a operação e tomada de decisões nas empresas, exigindo uma compreensão dos efeitos dessa integração na eficiência operacional e qualidade das informações contábeis. O estudo também aborda desafios éticos e práticos associados à adoção da IA. No contexto brasileiro, são discutidas as dificuldades na adoção da IA, incluindo baixa maturidade, desafios na formulação de estratégias e preocupações com a segurança de dados. Aspectos regulatórios, como projetos de lei, também são abordados. O texto explora a relação entre a contabilidade e as novas tecnologias, destacando a contabilidade 4.0 e o impacto de novos sistemas alimentados por Big data e tratados a partir de inteligências artificiais. São detalhadas aplicações específicas da IA na contabilidade, auditoria e tributação, evidenciando seu papel na automação de processos e detecção de fraudes. Resultados, análises e discussões indicam que a IA no setor contábil oferece benefícios significativos, otimizando processos mecânicos e permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas mais complexas. Tendências incluem maior integração da IA, mas também desafios, como a necessidade de profissionais com habilidades específicas, redução de quadros de funcionários e preocupações sobre desenvolvimento digital.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.