Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Simeão, Elmira Luzia Melo Soares | - |
dc.contributor.author | Ataídes, Heloana Martins de | - |
dc.identifier.citation | ATAÍDES, Heloana Martins de. O desenvolvimento de práticas de leitura na biblioteca escolar através da contação de histórias e participação ativa no ambiente: um estudo de caso. 2023. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia teve como objetivo investigar o impacto do desenvolvimento
do Desenvolvimento de práticas de leitura na biblioteca escolar por meio da contação
de histórias e participação ativa no ambiente. Para atingir este propósito, empregouse uma abordagem qualitativa, utilizando-se de revisão bibliográfica, observações e
entrevistas. A contação de histórias, a participação ativa no ambiente da biblioteca, o
papel do bibliotecário e a formação de leitores foram os principais temas abordados.
Os resultados obtidos destacaram a relevância da contação de histórias e da
participação ativa na biblioteca escolar como estratégias eficazes para o
desenvolvimento do Desenvolvimento de práticas de leitura entre os estudantes.
Observou-se que a contação de histórias contribui para despertar o interesse dos
estudantes, ampliar sua imaginação e enriquecer seu repertório cultural. Além disso,
a participação ativa no ambiente da biblioteca incentivou a interação mais próxima
com os materiais, tornando possível a criação de um ambiente propício à construção
do Desenvolvimento de práticas de leitura . As contribuições deste estudo para o
campo da biblioteconomia e da educação residem na evidência de que a contação de
histórias é um instrumento poderoso para a formação de leitores, ao passo que a
participação ativa no ambiente da biblioteca escolar se coloca como uma oportunidade
para fomentar a relação dos alunos com a literatura de forma dinâmica e envolvente.
Essas contribuições ressaltam a importância do bibliotecário e dos educadores no
estímulo à leitura e na formação integral dos estudantes. Em síntese, os resultados
aqui apresentados têm o potencial de fornecer subsídios teórico-práticos para
profissionais da área da biblioteconomia, da educação e demais interessados no
desenvolvimento do Desenvolvimento de práticas de leitura , contribuindo para
aprimorar as práticas de mediação da leitura e fomentar o acesso ao universo da
informação e da cultura através da biblioteca escolar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação bibliotecária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de práticas de leitura na biblioteca escolar através da contação de histórias e participação ativa no ambiente : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T12:04:39Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T12:04:39Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38327 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph aimed to investigate the impact of developing the habit of reading in
the school library through storytelling and active participation in the environment. To
achieve this purpose, a qualitative approach was used, using literature review,
observations, and interviews. Storytelling, active participation in the library
environment, the role of the librarian and reader training were the main topics covered.
The results obtained highlighted the relevance of storytelling and active participation
in the school library as effective strategies for developing the habit of reading among
students. It was observed that storytelling contributes to arousing students' interest,
expanding their imagination, and enriching their cultural repertoire. Furthermore, active
participation in the library environment encouraged closer interaction with the
materials, making it possible to create an environment conducive to building a reading
habit. The contributions of this study to the field of librarianship and education reside
in the evidence that storytelling is a powerful instrument for training readers, while
active participation in the school library environment presents itself as an opportunity
to foster students' relationship with literature in a dynamic and engaging way. These
contributions highlight the importance of librarians and educators in encouraging
reading and in the comprehensive training of students. In summary, the results
presented here have the potential to provide theoretical and practical support for
professionals in the areas of library science, education and others interested in
developing the habit of reading, contributing to improving reading mediation practices
and promoting access to the universe information and culture through the school
library. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|