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dc.contributor.advisorFarinelli, Fernanda-
dc.contributor.authorMartins, Hebert Gomes-
dc.identifier.citationMARTINS, Hebert Gomes. Desigualdade social e políticas públicas: análise da situação das bibliotecas escolares do ensino público da cidade de São Sebastião/DF referente a aplicação da lei nº 12.244/2010. 2023. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisou as bibliotecas escolares das escolas públicas da cidade de São Sebastião, DF, em relação à implementação da Lei nº 12.244/2010, que preconiza a universalização das bibliotecas escolares. Esta pesquisa configura-se como uma pesquisa descritiva e exploratória. A pesquisa descritiva foi utilizada para descrever a situação das bibliotecas escolares de São Sebastião, enquanto a pesquisa exploratória foi utilizada para identificar os desafios para o cumprimento da Lei nº 12.244/2010. A pesquisa teve como base uma revisão de literatura, que incluiu pesquisas bibliográficas e documentais sobre a história das bibliotecas escolares, suas normativas, o papel do bibliotecário e suas práticas, o letramento informacional e obras relevantes para o contexto. Além de enfocar a legislação central mencionada, foram consideradas as normativas nacionais e internacionais que oferecem suporte às bibliotecas escolares. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, visitas técnicas e questionários estruturados. Os resultados apontaram que apenas uma das 26 escolas analisadas na cidade atende aos requisitos da lei. Isso evidencia que São Sebastião está distante de cumprir a legislação nacional, que prevê a universalização das bibliotecas escolares, essenciais para o sistema público de ensino. Este estudo ressalta a lacuna entre a legislação existente e sua implementação prática, destacando a necessidade urgente de ações efetivas para o fortalecimento e universalização das bibliotecas escolares na cidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordBibliotecários - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordLetramento informacionalpt_BR
dc.titleDesigualdade social e políticas públicas : análise da situação das bibliotecas escolares do ensino público da cidade de São Sebastião/DF referente a aplicação da lei nº 12.244/2010.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-25T11:59:03Z-
dc.date.available2024-04-25T11:59:03Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38326-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study analyzed the school libraries of public schools in the city of São Sebastião, DF, in relation to the implementation of Law No. 12,244/2010, which advocates for the universalization of school libraries. This research is characterized as a descriptive and exploratory study. The descriptive approach was used to depict the situation of school libraries in São Sebastião, while the exploratory aspect was employed to identify the challenges in complying with Law No. 12,244/2010. The study was based on a literature review, encompassing bibliographical and documentary research on the history of school libraries, their regulations, the role of librarians and their practices, information literacy, and relevant works for the context. In addition to focusing on the mentioned central legislation, national and international regulations supporting school libraries were also considered. For data collection, semi-structured interviews, technical visits, and structured questionnaires were utilized. The results indicated that only one out of the 26 schools analyzed in the city meets the requirements of the law. This underscores that São Sebastião is far from complying with national legislation, which advocates for the universalization of school libraries, crucial for the public education system. This study highlights the gap between existing legislation and its practical implementation, emphasizing the urgent need for effective actions to strengthen and universalize school libraries in the city.pt_BR
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