Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farinelli, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Martins, Hebert Gomes | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Hebert Gomes. Desigualdade social e políticas públicas: análise da situação das bibliotecas escolares do ensino público da cidade de São Sebastião/DF referente a aplicação da lei nº 12.244/2010. 2023. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou as bibliotecas escolares das escolas públicas da cidade de São
Sebastião, DF, em relação à implementação da Lei nº 12.244/2010, que preconiza a
universalização das bibliotecas escolares. Esta pesquisa configura-se como uma pesquisa
descritiva e exploratória. A pesquisa descritiva foi utilizada para descrever a situação das
bibliotecas escolares de São Sebastião, enquanto a pesquisa exploratória foi utilizada para
identificar os desafios para o cumprimento da Lei nº 12.244/2010. A pesquisa teve como base
uma revisão de literatura, que incluiu pesquisas bibliográficas e documentais sobre a história
das bibliotecas escolares, suas normativas, o papel do bibliotecário e suas práticas, o letramento
informacional e obras relevantes para o contexto. Além de enfocar a legislação central
mencionada, foram consideradas as normativas nacionais e internacionais que oferecem suporte
às bibliotecas escolares. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas,
visitas técnicas e questionários estruturados. Os resultados apontaram que apenas uma das 26
escolas analisadas na cidade atende aos requisitos da lei. Isso evidencia que São Sebastião está
distante de cumprir a legislação nacional, que prevê a universalização das bibliotecas escolares,
essenciais para o sistema público de ensino. Este estudo ressalta a lacuna entre a legislação
existente e sua implementação prática, destacando a necessidade urgente de ações efetivas para
o fortalecimento e universalização das bibliotecas escolares na cidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecários - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento informacional | pt_BR |
dc.title | Desigualdade social e políticas públicas : análise da situação das bibliotecas escolares do ensino público da cidade de São Sebastião/DF referente a aplicação da lei nº 12.244/2010. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T11:59:03Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T11:59:03Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38326 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study analyzed the school libraries of public schools in the city of São Sebastião,
DF, in relation to the implementation of Law No. 12,244/2010, which advocates for the
universalization of school libraries. This research is characterized as a descriptive and
exploratory study. The descriptive approach was used to depict the situation of school libraries
in São Sebastião, while the exploratory aspect was employed to identify the challenges in
complying with Law No. 12,244/2010. The study was based on a literature review,
encompassing bibliographical and documentary research on the history of school libraries, their
regulations, the role of librarians and their practices, information literacy, and relevant works
for the context. In addition to focusing on the mentioned central legislation, national and
international regulations supporting school libraries were also considered. For data collection,
semi-structured interviews, technical visits, and structured questionnaires were utilized. The
results indicated that only one out of the 26 schools analyzed in the city meets the requirements
of the law. This underscores that São Sebastião is far from complying with national legislation,
which advocates for the universalization of school libraries, crucial for the public education
system. This study highlights the gap between existing legislation and its practical
implementation, emphasizing the urgent need for effective actions to strengthen and
universalize school libraries in the city. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|