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Título: Educar para a cidadania : direitos e deveres
Autor(es): Barreiros, Maria de Jesus Carvalho
Orientador(es): Rodrigues, Dayane Silva
Assunto: Socioeducação
Adolescentes em privação de liberdade
Educação do adolescente
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 24-Abr-2024
Referência: BARREIROS, Maria de Jesus Carvalho. Educar para a cidadania: direitos e deveres. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho se dedica ao tema Educar para a Cidadania: Direitos e Deveres. E o objetivo do tcc foi discutir as dificuldades das socioeducandas em cumprirem com seus deveres e reivindicarem seus direitos dentro de uma unidade de internação por meio de técnicas e atividades lúdicas motivadoras que possibilitem essa vivência da cidadania com responsabilidade dentro e fora do sistema, ou seja na sociedade. A metodologia utilizada foi por meio de observação inloco, questionário e relato oral e escrito. Os resultados da pesquisa permitem traçar um perfil das adolescentes, como também compreender de que forma se deu o processo educativo, analisar os atravessamentos sociais que influenciaram no desenvolvimento do processo educacional de cada adolescente envolvida na pesquisa, pobreza, violência, falta de acesso às políticas públicas. É necessário explicitar a importância da educação dentro de seus limites na formação humana de todos os cidadãos, das crianças, dos jovens e dos adultos, tema tão falado e exarado pelas leis, mas que, por vezes, é desconsiderado.
Abstract: This work is dedicated to the topic Educating for Citizenship: Rights and Duties. And the objective of the tcc was to discuss the difficulties faced by socio-educated students in fulfilling their duties and claiming their rights within an internment unit through techniques and playful activities, motivating that enable this experience of citizenship with responsibility inside and outside the system, or whether in society. The methodology used was through on-site observation, questionnaire and oral and written report. The research results allow us to draw a profile of the adolescents, as well as to understand how the educational process took place, to analyze the social crossings that influenced the development of the educational process of each adolescent involved in the research, poverty, violence, lack of access to policies public. It is necessary to explain the importance of education within its limits in the human formation of all citizens, children, young people and adults, a topic that is so talked about and expounded by laws, but which is sometimes disregarded.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
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