Título: | Conhecimento de estudantes do ensino fundamental 1 sobre traumatismo dentário, após atividade educativa : estudo piloto |
Autor(es): | Costa, Mariana Urquiza da |
Orientador(es): | Rezende, Liliana Vicente Melo de Lucas |
Coorientador(es): | Massignan, Carla |
Assunto: | Traumatismo dentário Crianças - cuidados dentários |
Data de apresentação: | 27-Out-2023 |
Data de publicação: | 24-Abr-2024 |
Referência: | COSTA, Mariana Urquiza da. Conhecimento de estudantes do ensino fundamental 1 sobre traumatismo dentário, após atividade educativa: estudo piloto. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O traumatismo dentário constitui um importante problema de saúde, com prevalência
global de 10-15%. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para
um prognóstico favorável. Contudo, a falta de conhecimento contribui para que o
atendimento, que deveria ser imediato, não seja adequadamente realizado. O objetivo
deste estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes do Ensino Fundamental 1 do
Distrito Federal (DF), antes e após a apresentação de um recurso educativo, livro
infantil sobre traumatismos dentários. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo piloto
de intervenção, no qual foi aplicado um questionário específico traduzido e adaptado
de Young et al. (2014), que aborda emergências de fraturas e avulsões dentárias, para
crianças com idades entre 8 e 10 anos, estudantes de escola pública do DF.
Resultados: Dos 42 participantes, 52,38% eram do sexo masculino e a maioria,
40,47%, era da faixa etária de 8 anos. Em casos de queda, 30,95% dos participantes
responderam corretamente que buscariam logo um dentista antes e 52,38%
responderam corretamente depois. Quanto ao tempo para buscar tratamento apenas
7,14% dos participantes souberam responder corretamente que buscariam tratamento
imediato antes e esse número subiu para 19,05% depois. 11,9% souberam responder
como manejar corretamente um dente fraturado antes e 57,14% depois. 30,95%
responderam corretamente que um dente de leite não deve ser reimplantado antes e
38,10% responderam corretamente depois. 23,81% responderam corretamente que
um dente permanente deve ser reimplantado antes e 66,67% responderam
corretamente depois da atividade educativa. Além disso, 23,81% indicaram
corretamente pelo menos uma forma apropriada de conduzir um caso de avulsão
antes e 28,57% depois. Conclusão: O conhecimento dos estudantes após a atividade
educativa, apesar de ter melhorado em alguns pontos, ainda se mostrou insuficiente.
Por isso, são encorajadas ações educativas como esta, que sejam realizadas
periodicamente e envolvam um maior número de escolas. |
Abstract: | Dental trauma is a major health problem, with a global prevalence of 10-15%. Early
diagnosis and appropriate treatment are essential for a favorable prognosis. However,
lack of knowledge contributes to the fact that care, which should be immediate, is not
adequately provided. The aim of this study was to assess the knowledge of elementary
school students in the Federal District (DF), before and after the presentation of an
educational resource on dental trauma. Materials and Methods: This is a pilot
intervention study in which a specific questionnaire translated and adapted from Young
et al. (2014), which addresses dental fracture and avulsion emergencies, was
administered to children aged between 8 and 10 years old, students from a public
school in DF. Results: Of the 42 participants, 52.38% were male and the majority,
40.47%, were aged 8 years. In the event of a fall, 30.95% of the participants answered
correctly that they would go to the dentist straight away before and 52.38% answered
correctly afterwards. Regarding the time taken to seek treatment, only 7.14% of the
participants were able to answer correctly that they would seek treatment before and
this figure rose to 19.05% afterwards. 11.9% knew how to correctly manage a fractured
tooth before and 57.14% after. 30.95% answered correctly that a baby tooth should
not be replanted before and 38.10% answered correctly afterwards. 23.81% answered
correctly that a permanent tooth should be replanted before and 66.67% answered
correctly after the educational activity. In addition, 23.81% correctly indicated at least
one appropriate way of handling an avulsion case before and 28.57% afterwards.
Conclusion: The students' knowledge after the educational activity, despite having
improved on some points, was still insufficient. For this reason, educational actions
such as this are encouraged, which are carried out periodically and cover a greater
number of schools. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.