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Título: Conhecimento de estudantes do ensino fundamental 1 sobre traumatismo dentário, após atividade educativa : estudo piloto
Autor(es): Costa, Mariana Urquiza da
Orientador(es): Rezende, Liliana Vicente Melo de Lucas
Coorientador(es): Massignan, Carla
Assunto: Traumatismo dentário
Crianças - cuidados dentários
Data de apresentação: 27-Out-2023
Data de publicação: 24-Abr-2024
Referência: COSTA, Mariana Urquiza da. Conhecimento de estudantes do ensino fundamental 1 sobre traumatismo dentário, após atividade educativa: estudo piloto. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O traumatismo dentário constitui um importante problema de saúde, com prevalência global de 10-15%. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para um prognóstico favorável. Contudo, a falta de conhecimento contribui para que o atendimento, que deveria ser imediato, não seja adequadamente realizado. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes do Ensino Fundamental 1 do Distrito Federal (DF), antes e após a apresentação de um recurso educativo, livro infantil sobre traumatismos dentários. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo piloto de intervenção, no qual foi aplicado um questionário específico traduzido e adaptado de Young et al. (2014), que aborda emergências de fraturas e avulsões dentárias, para crianças com idades entre 8 e 10 anos, estudantes de escola pública do DF. Resultados: Dos 42 participantes, 52,38% eram do sexo masculino e a maioria, 40,47%, era da faixa etária de 8 anos. Em casos de queda, 30,95% dos participantes responderam corretamente que buscariam logo um dentista antes e 52,38% responderam corretamente depois. Quanto ao tempo para buscar tratamento apenas 7,14% dos participantes souberam responder corretamente que buscariam tratamento imediato antes e esse número subiu para 19,05% depois. 11,9% souberam responder como manejar corretamente um dente fraturado antes e 57,14% depois. 30,95% responderam corretamente que um dente de leite não deve ser reimplantado antes e 38,10% responderam corretamente depois. 23,81% responderam corretamente que um dente permanente deve ser reimplantado antes e 66,67% responderam corretamente depois da atividade educativa. Além disso, 23,81% indicaram corretamente pelo menos uma forma apropriada de conduzir um caso de avulsão antes e 28,57% depois. Conclusão: O conhecimento dos estudantes após a atividade educativa, apesar de ter melhorado em alguns pontos, ainda se mostrou insuficiente. Por isso, são encorajadas ações educativas como esta, que sejam realizadas periodicamente e envolvam um maior número de escolas.
Abstract: Dental trauma is a major health problem, with a global prevalence of 10-15%. Early diagnosis and appropriate treatment are essential for a favorable prognosis. However, lack of knowledge contributes to the fact that care, which should be immediate, is not adequately provided. The aim of this study was to assess the knowledge of elementary school students in the Federal District (DF), before and after the presentation of an educational resource on dental trauma. Materials and Methods: This is a pilot intervention study in which a specific questionnaire translated and adapted from Young et al. (2014), which addresses dental fracture and avulsion emergencies, was administered to children aged between 8 and 10 years old, students from a public school in DF. Results: Of the 42 participants, 52.38% were male and the majority, 40.47%, were aged 8 years. In the event of a fall, 30.95% of the participants answered correctly that they would go to the dentist straight away before and 52.38% answered correctly afterwards. Regarding the time taken to seek treatment, only 7.14% of the participants were able to answer correctly that they would seek treatment before and this figure rose to 19.05% afterwards. 11.9% knew how to correctly manage a fractured tooth before and 57.14% after. 30.95% answered correctly that a baby tooth should not be replanted before and 38.10% answered correctly afterwards. 23.81% answered correctly that a permanent tooth should be replanted before and 66.67% answered correctly after the educational activity. In addition, 23.81% correctly indicated at least one appropriate way of handling an avulsion case before and 28.57% afterwards. Conclusion: The students' knowledge after the educational activity, despite having improved on some points, was still insufficient. For this reason, educational actions such as this are encouraged, which are carried out periodically and cover a greater number of schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2023.
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