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dc.contributor.advisorSouza, Ludmila de Melo-
dc.contributor.authorAraujo, Davi Leal de-
dc.identifier.citationARAUJO, Davi Leal de. Greenwashing e a proteção a stakeholders: uma análise em embresas brasileiras de capital aberto. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa envolveu uma revisão da literatura acadêmica sobre greenwashing no Brasil, com foco em várias abordagens para identificar e medir essa prática. Foram consideradas análises de comunicação e publicidade, comparações com padrões de sustentabilidade, métricas ambientais, pesquisas de terceiros, auditorias, transparência, engajamento com stakeholders, histórico da empresa e percepção do consumidor – por meio de um questionário aplicado para este artigo. Os estudos identificaram diversas abordagens para medir o greenwashing, incluindo a análise de comunicações, a comparação com padrões, a avaliação de métricas ambientais e a pesquisa de terceiros. Além disso, foram propostas tipologias de greenwashing categorizandoo em quatro tipos: ocultação, distorção, exagero e apropriação. Por fim, as tipologias mencionadas serviram para analisar e identificar o questionário aplicado resultando em uma grande falta de confiança dos entrevistados para com as organizações do mercado e logo depois conclui-se 10 estratégias e métodos que podem a ajudar a mensurar o greenwashing.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEmpresaspt_BR
dc.titleGreenwashing e a proteção a stakeholders : uma análise em embresas brasileiras de capital abertopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-23T11:55:22Z-
dc.date.available2024-04-23T11:55:22Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38286-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research involved a review of the academic literature on greenwashing in Brazil, focusing on various approaches to identifying and measuring this practice. Communication and advertising analysis, comparisons with sustainability standards, environmental metrics, thirdparty research, audits, transparency, stakeholder engagement, company history and consumer perception - through a questionnaire applied for this article - were considered. The studies identified various approaches to measuring greenwashing, including analysis of communications, comparison with standards, evaluation of environmental metrics and thirdparty research. In addition, typologies of greenwashing have been proposed, categorizing it into four types: concealment, distortion, exaggeration, and appropriation. Finally, the typologies mentioned above were used to analyze and identify the questionnaire applied, which resulted in a great lack of trust between the interviewees and the organizations in the market, and then concluded with 10 strategies and methods that can help measure greenwashing.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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