Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CamillyAparecidaAraujoCorreia_tcc.pdf331,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Principais assuntos de auditoria e os reflexos da crise do Covid-19 nas empresas listadas no IBrX 100
Autor(es): Correia, Camilly Aparecida Araújo
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Auditoria
Pandemia
Relatórios contábeis
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 23-Abr-2024
Referência: CORREIA, Camilly Aparecida Araújo. Principais assuntos de auditoria e os reflexos da crise do Covid-19 nas empresas listadas no IBrX 100. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Diante de um contexto marcado por incertezas e uma crise sem precedentes, a pandemia da COVID-19, iniciada em 2020, impactou a economia global, afetando, por conseguinte, diversos setores econômicos. Nesse cenário desafiador, o auditor independente assume um papel de destaque, garantindo maior confiança nas informações divulgadas pelas empresas por meio da apresentação de relatórios de auditoria, e principalmente a partir dos Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) divulgados. Assim, este estudo tem como objetivo analisar os PAAs divulgados nos relatórios do auditor independente das 100 empresas que integram o índice Brasil 100 (IBRX 100) da B3, referente aos exercícios de 2018 a 2022. O objetivo é verificar a evolução desses PAAs ao longo dos anos, levando em consideração variáveis como a firma de auditoria, o segmento econômico e o nível de governança corporativa. Ademais, busca-se identificar eventuais reflexos da pandemia nos reportes pelos auditores em seus relatórios. Dentre os resultados obtidos destaca-se que os assuntos mais frequentes durante os períodos estudados na amostra selecionada, foram recuperabilidade de ativos, reconhecimento de receita e contingências. Notou-se uma redução superior a 10% no número de reportes durante os anos de estudo, sendo as firmas de auditoria big four as menos proeminentes na divulgação de PAAs. Empresas classificadas nos níveis 1 e 2 de governança corporativa apresentaram uma média mais elevada de PAAs divulgados, enquanto os setores econômicos Financeiro e Telecomunicações destacaram-se pelo maior número de PAAs reportados pelos auditores. Quanto aos desdobramentos da pandemia, destaca-se, em 2020, o notável crescimento nos temas relacionados a benefícios pós-emprego, continuidade operacional e provisões para créditos de liquidação duvidosa. Esses aspectos demonstram a sensibilidade do cenário econômico às mudanças ocasionadas pela crise do Coronavírus, os quais foram evidenciados e divulgados pelos auditores independentes nos relatórios das companhias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.