Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farias, Magno Nunes | - |
dc.contributor.author | Cedro, Amanda Amaro | - |
dc.identifier.citation | CEDRO, Amanda Amaro. Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia (FCE), 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia da Covid-19 gerou muitas consequências no setor da educação como, por
exemplo, a suspensão de atividades presenciais, acentuação da desigualdade de acesso à
internet, evasão acadêmica, assim como falta de qualificação adequada para os professores. A
pesquisa teve como objetivo realizar uma reflexão sobre os impactos da pandemia de Covid 19 causados na população rural e, especificamente, na Educação do Campo que, para além
das questões pandêmicas, sofre historicamente com a vulnerabilidade social e econômica. Foi
realizado um estudo teórico baseado na análise de estudos e teorias publicadas sobre os
acontecimentos com cunho qualitativo, e foram evidenciados fenômenos sociais, sem a
utilização de instrumentos estatísticos. O isolamento social, a falta de equipamentos
eletrônicos para acompanhar as aulas e atividades online, a ausência de internet, assim como
o despreparo de professores e discentes foram algumas das dificuldades enfrentadas no setor
da educação do campo. Ademais, acredita-se que o presente estudo agregou ao conhecimento
à Terapia Ocupacional em relação à ruptura do cotidiano, conferir a possibilidade de retorno
de alunos em um cenário normalizado e permitir uma reflexão a respeito da importância do
olhar para os estudantes do campo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | População rural | pt_BR |
dc.title | Território rural e a Covid-19 no Brasil : impactos da pandemia na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T15:29:30Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T15:29:30Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38280 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Covid-19 pandemic has had many consequences in the education sector, such as the
suspension of face-to-face activities, increasing inequality in internet access, academic
dropout, as well as a lack of adequate qualifications for teachers. The research aims to reflect
on the impacts of the Covid-19 pandemic on the rural population, and specifically on Rural
Education, which in addition to pandemic issues, historically suffers from social and
economic vulnerability. A theoretical study will be carried out based on the analysis of studies
and theories published on the events with a qualitative nature, as social phenomena will be
evidenced, without the use of statistical instruments. In addition, with this study it is also
expected to add knowledge to Occupational Therapy in relation to the rupture of everyday
life, to give the possibility of returning students in a normalized scenario and to allow a
reflection on the importance of looking at students in the field. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|