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dc.contributor.advisorMorgan, Beatriz Fátima-
dc.contributor.authorLima, Bárbara Fernandes-
dc.identifier.citationLIMA, Bárbara Fernandes. O estudo da contabilidade entre diferentes gerações baseado no modelo de estilo de aprendizagem de Kolb. 2023. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractPessoas de diferentes gerações frequentemente apresentam diferenças durante o processo de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem de alunos Baby Boomers, e das gerações X, Y e Z são moldados por diversos elementos, como o contexto social e cultural, o progresso tecnológico e as particularidades geracionais. Responsável pela principal base teórica deste estudo, o pesquisador e psicólogo David A. Kolb desenvolveu ao longo de sua carreira um instrumento de medida denominado Inventário de Estilos de Aprendizagem (Learning Style Inventory – LSI) fundamentado no modelo estrutural da aprendizagem centrada na pessoa. Tendo em vista as diferenças e as características semelhantes das percepções e experiências das gerações Baby Boomers, X, Y e Z, o presente artigo foi conduzido com o propósito de responder o seguinte questionamento: “Quais as principais diferenças e semelhanças dos estilos de aprendizagem entre as gerações Baby Boomers, X, Y e Z dos alunos de Ciências Contábeis?” Para realizar essa investigação, foi aplicado um questionário direcionado aos alunos do curso de Ciências Contábeis contrastado com a revisão literária do estudo de Kolb (1984) e Kolb (1993). Na intenção de identificar os estilos de aprendizagem predominantes e as variáveis que influenciam a aprendizagem dos estudantes, este estudo caracteriza-se como sendo exploratório, descritivo e empírico. No estudo realizado, foi feito um questionário, de acordo com o inventário proposto por Kolb (1993) com os alunos da Universidade de Brasília no curso de Ciências Contábeis, nos anos de 2006, 2019 e 2023. Por meio dos resultados, notou-se que os estudantes do curso possuem um perfil predominantemente assimilador em todas as gerações e sexos observados, com exceção dos respondentes que não se identificam nem com o sexo masculino ou feminino, classificados aqui como “outros”, no qual o perfil convergente foi aquele com mais respondentes desse sexo. Para estudos posteriores, recomenta-se que sejam adicionadas mais variáveis no questionário.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContabilidade - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Ciências Contábeispt_BR
dc.titleO estudo da contabilidade entre diferentes gerações baseado no modelo de estilo de aprendizagem de Kolbpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-22T13:49:08Z-
dc.date.available2024-04-22T13:49:08Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38267-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1People of different generations often show differences during the learning process. The learning styles of Baby Boomers, Generation X, Y and Gen Z students are shaped by several elements, such as social and cultural context, technological progress and generational particularities. Responsible for the main theoretical basis of this study, the researcher and psychologist David A. Kolb developed throughout his career a measurement instrument called Learning Style Inventory (LSI) based on the structural model of person-centered learning. In view of the differences and similar characteristics of the perceptions and experiences of the Baby Boomers, X, Y and Z generations, this article was conducted with the purpose of answering the following question: "What are the main differences and similarities in the learning styles among the Baby Boomer generations?, X, Y, and Z of Accounting students?" To carry out this investigation, a questionnaire was applied to the students of the Accounting Sciences course, contrasted with the literature review of the study by Kolb (1984) and Kolb (1993). In order to identify the predominant learning styles and variables that influence student learning, this study is characterized as exploratory, descriptive and empirical. In the study carried out, a questionnaire was made, according to the inventory proposed by Kolb (1993) with students from the University of Brasília in the Accounting Sciences course, in the years 2006, 2019 and 2023. Through the results, it was noted that the students of the course have a predominantly assimilating profile in all generations and genders observed, with the exception of respondents who do not identify with either male or female, classified here as "others", in which the convergent profile was the one with more respondents of this gender. For further studies, it is recommended that more variables be added to the questionnaire.pt_BR
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