Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Morgan, Beatriz Fátima | - |
dc.contributor.author | Lima, Bárbara Fernandes | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Bárbara Fernandes. O estudo da contabilidade entre diferentes gerações baseado no modelo de estilo de aprendizagem de Kolb. 2023. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pessoas de diferentes gerações frequentemente apresentam diferenças durante o processo de
aprendizagem. Os estilos de aprendizagem de alunos Baby Boomers, e das gerações X, Y e Z
são moldados por diversos elementos, como o contexto social e cultural, o progresso
tecnológico e as particularidades geracionais. Responsável pela principal base teórica deste
estudo, o pesquisador e psicólogo David A. Kolb desenvolveu ao longo de sua carreira um
instrumento de medida denominado Inventário de Estilos de Aprendizagem (Learning Style
Inventory – LSI) fundamentado no modelo estrutural da aprendizagem centrada na pessoa.
Tendo em vista as diferenças e as características semelhantes das percepções e experiências das
gerações Baby Boomers, X, Y e Z, o presente artigo foi conduzido com o propósito de responder
o seguinte questionamento: “Quais as principais diferenças e semelhanças dos estilos de
aprendizagem entre as gerações Baby Boomers, X, Y e Z dos alunos de Ciências Contábeis?”
Para realizar essa investigação, foi aplicado um questionário direcionado aos alunos do curso
de Ciências Contábeis contrastado com a revisão literária do estudo de Kolb (1984) e Kolb
(1993). Na intenção de identificar os estilos de aprendizagem predominantes e as variáveis que
influenciam a aprendizagem dos estudantes, este estudo caracteriza-se como sendo
exploratório, descritivo e empírico. No estudo realizado, foi feito um questionário, de acordo
com o inventário proposto por Kolb (1993) com os alunos da Universidade de Brasília no curso
de Ciências Contábeis, nos anos de 2006, 2019 e 2023. Por meio dos resultados, notou-se que
os estudantes do curso possuem um perfil predominantemente assimilador em todas as gerações
e sexos observados, com exceção dos respondentes que não se identificam nem com o sexo
masculino ou feminino, classificados aqui como “outros”, no qual o perfil convergente foi
aquele com mais respondentes desse sexo. Para estudos posteriores, recomenta-se que sejam
adicionadas mais variáveis no questionário. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title | O estudo da contabilidade entre diferentes gerações baseado no modelo de estilo de aprendizagem de Kolb | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T13:49:08Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T13:49:08Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38267 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | People of different generations often show differences during the learning process. The learning
styles of Baby Boomers, Generation X, Y and Gen Z students are shaped by several elements,
such as social and cultural context, technological progress and generational particularities.
Responsible for the main theoretical basis of this study, the researcher and psychologist David
A. Kolb developed throughout his career a measurement instrument called Learning Style
Inventory (LSI) based on the structural model of person-centered learning. In view of the
differences and similar characteristics of the perceptions and experiences of the Baby Boomers,
X, Y and Z generations, this article was conducted with the purpose of answering the following
question: "What are the main differences and similarities in the learning styles among the Baby
Boomer generations?, X, Y, and Z of Accounting students?" To carry out this investigation, a
questionnaire was applied to the students of the Accounting Sciences course, contrasted with
the literature review of the study by Kolb (1984) and Kolb (1993). In order to identify the
predominant learning styles and variables that influence student learning, this study is
characterized as exploratory, descriptive and empirical. In the study carried out, a questionnaire
was made, according to the inventory proposed by Kolb (1993) with students from the
University of Brasília in the Accounting Sciences course, in the years 2006, 2019 and 2023.
Through the results, it was noted that the students of the course have a predominantly
assimilating profile in all generations and genders observed, with the exception of respondents
who do not identify with either male or female, classified here as "others", in which the
convergent profile was the one with more respondents of this gender. For further studies, it is
recommended that more variables be added to the questionnaire. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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