Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RafaelAugustoDantasMota_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Clint Eastwood : o macho alfa?
Autor(es): Mota, Rafael Augusto Dantas
Orientador(es): Rizzo, Wagner Antonio
Assunto: Eastwood, Clint, 1930-
Masculinidade
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 17-Abr-2024
Referência: MOTA, Rafael Augusto Dantas. Clint Eastwood: o macho alfa?. 2021. 133 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo do trabalho é fazer uma análise estética ampla sobre a masculinidade, partindo dos filmes de Clint Eastwood, que é enxergado como um duradouro ícone da masculinidade. A proposta é entender quais são as bases que permitem a construção de uma masculinidade duradoura, buscando entender como a sociedade percebe a masculinidade e quais os atributos que são ligados a ela. Em corolário, foi necessário abarcar outros campos das ciências humanas, notadamente a psicologia e a filosofia, para possibilitar a realização do trabalho de forma satisfatória. Por fim, conclui-se que a masculinidade não existe isoladamente, mas sim a partir de um conjunto de arquétipos, que carregam em si valores fundamentalmente humanos e que, portanto, podem ser portados por todos.
Abstract: The objective of the work is to make a broad aesthetic analysis of masculinity, starting from the films of Clint Eastwood, who is seen as an enduring icon of masculinity. The proposal is to understand what are the bases that allow the construction of an enduring masculinity, seeking to understand how society perceives masculinity and which are the attributes that are linked to it. As a corollary, it was necessary to cover other fields of the humanities, notably psychology and philosophy, to enable the work to be carried out satisfactorily. Finally, it is concluded that masculinity does not exist in isolation, but from a set of archetypes, which carry in themselves fundamentally human values and, therefore, can be carried by everyone.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.