Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MiriaSilvaRibeiro_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mortalidade em unidade de terapia intensiva : caracterização sociodemográfica e clínica dos pacientes
Autor(es): Ribeiro, Miria Silva
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Assunto: Unidade de tratamento intensivo
Cuidados de enfermagem
Mortalidade
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 16-Abr-2024
Referência: RIBEIRO, Miria Silva. Mortalidade em unidade de terapia intensiva: caracterização sociodemográfica e clínica dos pacientes. 2019. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico e de saúde dos pacientes que evoluíram a óbito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital universitário. Método: estudo transversal, retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa, baseado em dados secundários extraídos em análise de prontuários. A amostra foi composta por todos os prontuários de pacientes que evoluíram a óbito na UTI durante o ano de 2016 (n=75). Resultados: 75 (35,4%) dos pacientes internados evoluíram para óbito, em sua maioria idosos 37 (49,3%); do sexo feminino 41 (54,7%); 16 (21,3%) eram provenientes do UPC/CPA, com média de 18,3 dias de internação; 49 (65,3%) dos diagnósticos de óbito foram sepse/choque séptico, apresentaram em média 4,96 procedimentos invasivos por paciente, 30 (40%) tinham relato de lesão em pele e 60 (80%) fizeram uso de drogas vasoativas, principalmente a noradrenalina 49 (81,7%). Conclusão: Conhecer sobre as características sociodemográficas, clínicas e de saúde dos pacientes que foram a óbito na UTI é algo muito significativo, pois com isso podemos entender e analisar o perfil desses pacientes e oferecer um atendimento de qualidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.