Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasVicenteDeSousa_tcc.pdf632,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos atendimentos pré-hospitalares realizados em população jovem do Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Lucas Vicente de
Orientador(es): Andrade, Juliane
Assunto: Serviços de saúde
Emergências médicas
Assistência em emergências
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 16-Abr-2024
Referência: SOUSA, Lucas Vicente de. Perfil dos atendimentos pré-hospitalares realizados em população jovem do Distrito Federal. 2019. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente investigação teve como objetivo avaliar os atendimentos pré-hospitalares realizados em jovens por um grupamento do corpo de bombeiros. Trata-se de estudo transversal e retrospectivo, composto por 198 ocorrências realizadas no ano de 2015 no Distrito Federal. Os dados foram coletados a partir das fichas de atendimentos utilizadas pelo serviço. Para a análise aplicou-se o teste qui-quadrado e a razão de verossimilhança, adotando-se como nível de significância valor de p < 0,05. A maioria dos atendidos tinha idade maior de 18 anos (86,4%) e era do sexo masculino (54,0%). Salienta-se a predominância dos atendimentos com tempo de resposta menor que 10 minutos (83,8%) e gravidade classificada como estável (98,0%). Foram significativas com o tipo de atendimento as variáveis idade, sexo, local de ocorrência e regional de destino, todas com p ≤ 0,0001; com maior proporção para idade maior de 18 anos, sexo masculino, ocorrências em via pública de caráter traumático e a regional de destino com encaminhamento para a referência distrital. Conclui-se que os atendimentos analisados demonstraram significância para as variáveis idade, sexo, local de ocorrência e regional de destino. Os dados, ainda, apontam predominância de pacientes estáveis e tempo de resposta da viatura de acordo com o preconizado como padrão ouro de qualidade. Há a necessidade de reflexão de educação continuada dos profissionais militares no preenchimento adequado das fichas de atendimento, aprimoramento destas fichas e a elaboração de sistemas informatizados para análise continua das informações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.