Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fogaça, Natasha | - |
dc.contributor.author | Gobbo, Sofia Joaquina de Souza | - |
dc.identifier.citation | GOBBO, Sofia Joaquina de Souza. Experiência de consumo no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A experiência do consumidor e os principais fatores que influenciam ou não a
fidelização do mesmo a uma empresa, estão relacionados diretamente com a avaliação
pessoal da experiência que o indivíduo realiza durante o período que tem contato com
determinado estabelecimento. Fatores cognitivos, emocionais e custo-benefício, por
exemplo, irão influenciar a percepção da experiência do cliente, e serão determinantes
para a fidelização ou não do mesmo. No cenário do setor de hospedagem, que configura
um serviço de processamento de pessoas, diferentes pontos muitas vezes interligados,
irão afetar e determinar a experiência do hóspede em um hotel. O presente estudo teve
por objetivo geral investigar como aspectos da experiência de consumo se relacionam
com os serviços oferecidos por um hotel de luxo, localizado em Brasília. E quais
estratégias seriam pertinentes para melhorar a experiência dos hóspedes. O método
utilizado para esse estudo foi o quali-quanti com delineamentos de levantamento,
análise documental e comparativa. Os dados foram submetidos a estatísticas
descritivas. Utilizando a escala de experiência de consumo proposta por Walls (2013)
foi possível identificar as dimensões de interação humana e emoções/cognitivo que
influenciam na percepção dos hóspedes sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelo
hotel, os diferentes grupos que frequentam o hotel e responderam o questionário,
realizaram avaliações diferentes e apresentaram diferenças nas médias de avaliação, o
que trouxe uma melhor compreensão das expectativas que grupos que frequentam o
hotel podem ter. A diferença com maior significância foi entre os hóspedes que viajam
de férias/lazer e hóspedes que viajam a negócios. Além disso, a análise de conteúdo
dos comentários dos hóspedes e avaliações realizadas no portal booking.com permitiu
compreender como esses aspectos se relacionaram com a avaliação percebida dos
serviços oferecidos por um hotel de luxo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor hoteleiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - satisfação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fidelização de clientes | pt_BR |
dc.title | Experiência de consumo no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T14:35:12Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15T14:35:12Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38207 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The consumer experience and its main factors that influence or not the consumer's
loyalty to a company, are directly related to the personal assessment of the experience
that the individual had during the period that they had contact with a certain
establishment. Cognitive, emotional and cost-benefit factors, for example, will influence
the perception of the customer's experience, and will determine whether or not these
customers are loyal. In the scenario of the hosting sector, which sets up a people
processing service, different points that are often interconnected, affect and determine the
guest's experience in a hotel. The general objective of this study was to investigate how
aspects of the consumption experience are related to the satisfaction perceived by guests
with the services offered by a luxury hotel, located in Brasilia. And what strategies would
be relevant to improve the guest experience. The method used for this study was qualiquanti with survey designs, documental and comparative analysis. Data were subjected
to descriptive statistics. Using the consumer experience scale proposed by Walls (2013)
it was possible to identify the dimensions of human interaction and emotions/cognitive
that influence the guests perception of the quality of services offered by the hotel, the
different groups that frequent the hotel and answered the questionnaire, carried out
different evaluations and presented differences in the evaluation averages, which brought
a better understanding of the expectations that different groups that frequent the hotel
may have. The most significant difference was between guests traveling on
vacation/leisure and guests traveling on business. In addition, the content analysis of guest
comments and evaluations carried out on the booking.com portal allowed us to
understand how these aspects were related to the perceived evaluation of the services
offered by a luxury hotel. | pt_BR |
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