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Título: Qualidade de vida em estudantes de nutrição no início e final do curso : avaliação pelo SF 36 v2
Outros títulos: Quality of life in nutrition students at the beginning and end of the course : evaluation by SF 36 v2
Calidad de vida en estudiantes de nutrición al inicio y al final del curso : evaluación por SF 36 v2
Autor(es): Souza, Danielle Abreu
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Belini
Assunto: Estudantes universitários - saúde
Qualidade de vida
Saúde mental
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 12-Abr-2024
Referência: SOUZA, Danielle Abreu. Qualidade de vida em estudantes de nutrição no início e final do curso: avaliação pelo SF 36 v2. [2020]. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, [2020].
Resumo: São escassos estudos comparando a qualidade de vida dos estudantes de nutrição no início e no final do curso. Esses estudos são necessários, pois os estudantes de nutrição serão propulsores de saúde quando iniciarem a carreira de trabalho, ou até mesmo dentro das Universidades. O objetivo deste trabalho é investigar as diferenças na percepção da qualidade de vida dos estudantes do primeiro e último ano do curso de nutrição. Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva quantitativa, com 46 estudantes pertencentes aos primeiros (24%) e aos últimos semestres (76%). Para isso, foi utilizado o questionário SF-36 (Short-Form Health Survey) segunda versão, em português para colher as informações, estas foram transformadas em números e calculadas no Planilhas Google e a análise comparativa das diferenças de escores entre as dimensões foram realizadas com o software SPSS, versão 16.0. Ambos os grupos se sobressaíram em quatro domínios de oito. O que chamou a atenção foi a média baixa destes alunos se comparado com outros estudos e o baixo desempenho dos alunos dos semestres finais nos domínios que se trata de questões mentais.
Abstract: There are few studies comparing the quality of life of nutrition students at the beginning and at the end of the course. These studies are necessary, as nutrition students will be health drivers when they start their working career, or even within Universities. The objective of this work is to investigate the differences in the perception of quality of life of students in the first and last year of the nutrition course. It is a cross-sectional quantitative research, with 46 students belonging to the first (24%) and the last semesters (76%). For this, the questionnaire SF-36 (Short-Form Health Survey), second version, in Portuguese was used to collect the information, these were transformed into numbers and calculated in Google Spreadsheets and the comparative analysis of the differences in scores between the dimensions was performed with SPSS software, version 16.0. Both groups excelled in four domains of eight. What drew attention was the low average of these students compared to other studies and the low performance of students in the final semesters in the domains that deal with mental issues.
Resumén: Existen pocos estudios que comparen la calidad de vida de los estudiantes de nutrición al inicio y al final del curso. Estos estudios son necesarios, ya que los estudiantes de nutrición serán impulsores de la salud cuando inicien su carrera laboral, o incluso dentro de las universidades. El objetivo de este trabajo es investigar las diferencias en la percepción de la calidad de vida de los estudiantes en el primer y último año del curso de nutrición. Se trata de una investigación cuantitativa transversal, con 46 alumnos pertenecientes al primer (24%) y al último semestre (76%). Para ello, se utilizó el cuestionario SF-36 (Short-Form Health Survey), segunda versión, en portugués para recolectar la información, estos fueron transformados en números y calculados en Google Spreadsheets y se realizó el análisis comparativo de las diferencias en puntajes entre las dimensiones. con el software SPSS, versión 16.0. Ambos grupos sobresalieron en cuatro dominios de ocho. Lo que llamó la atención fue el bajo promedio de estos estudiantes en comparación con otros estudios y el bajo rendimiento de los estudiantes en los últimos semestres en los dominios que tratan los problemas mentales.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, [2020].
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