Título: | Interface de apoio ao ensino de Português como língua estrangeira : multimodalidade e funcionalidade |
Autor(es): | Gomes, Ana Karolina de Azevedo |
Orientador(es): | Ferraz, Janaína de Aquino |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 5-Dez-2016 |
Data de publicação: | 12-Abr-2024 |
Referência: | GOMES, Ana Karolina de Azevedo. Interface de apoio ao ensino de Português como língua estrangeira: multimodalidade e funcionalidade. [2016]. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, [2016]. |
Resumo: | Neste artigo, são descritos os mecanismos possíveis a serem utilizados
para a criação da interface de apoio ao ensino, aqui entendida como website, serão
discutidas assim a interação entre autor e leitor, organização de temas, elaboração
de manuais para navegação, descrição dos exercícios e suas aplicabilidades e
mecanismos. As fontes utilizadas neste estudo são Kress e van Leeuwen (2006),
Ferraz (2009), Vieira (2015), Travaglia (2011) e Rojo (2009), entre outros na
compreensão e no auxílio do fazer teórico-metodológico de mídias digitais para
ensino de língua. Nesta interface de ensino são apresentados exercícios que focam
na interação social e promovam diálogos entre os estudantes, além de apresentar
tópicos de orientação ao professor sobre a aplicação das atividades. |
Abstract: | In this article, the possible mechanisms to be used for the creation of
the interface to support teaching, here understood as a website. We will discuss the
interaction between author and reader, organization of themes, elaboration of
manuals for navigation, description of exercises and their applicabilities and
mechanisms. The sources used in this study are Kress and van Leeuwen (2006),
Ferraz (2009), Vieira (2015), Travaglia (2011) and Rojo (2009) among others in
understanding and aiding the theoretical-methodological language teaching. In this
teaching interface we presentet exercises that focus on social interaction and
promote dialogues among students, in addition to presenting topics of guidance to
the teacher about the application of activities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, [2016]. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.