Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Renato Tarciso Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Fellipe Eduardo Rosendo dos Santos Alves | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Fellipe Eduardo Rosendo dos Santos Alves. Três anos de produção científica em biblioteca escolar durante a pandemia de Covid-19: uma análise por meio do Portal Oasisbr. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | - |
dc.description.abstract | A produção científica em um determinado assunto busca entender e apontar
soluções para aquele tema pesquisado, de modo majoritário, por intermédio da
tecnologia, dando o ingresso aos conteúdos informacionais que estejam em meio
eletrônico, e garantindo não apenas a sua usabilidade, como também a perenidade,
integridade, e acessibilidade aos conteúdos digitais. O presente trabalho de
conclusão de curso tem como objetivo levantar a produção científica em um intervalo
três anos em que estivemos sob a influência restritiva na pandemia de COVID-19,
utilizando o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto
(Oasisbr) como fonte principal. A metodologia consistiu na análise, por meio da
exploração da base de dados e dos indicadores estatísticos, as descrições sobre o
perfil do pesquisador - sua formação e qualificação -, os documentos por regiões e
países produtores, as instituições com mais documentos, os documentos por
acesso, os documentos por tipo, os documentos por ano de publicação e, por fim, os
documentos por área do conhecimento do CNPq. Sendo assim, para análise do
trabalho, utilizou-se uma metodologia quantitativo-descritiva, no que diz respeito às
fontes coletadas, com base em dados disponibilizados pelo próprio Portal Brasileiro
de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) e, a partir do desk
research, feito um estudo referente ao período entre 2020 a 2023. Os resultados
mostram que existe uma predominância na formação dos pesquisadores na área da
ciência da formação, com doutorado e o mestrado sendo as qualificações mais
comuns entre os resultados, o Brasil o país mais recorrente e as regiões nordeste e
sul como mais numerosas quando falamos em produção científica em biblioteca
escolar durante pandemia. Quanto às características documentais, os resultados
apontaram para a Universidade Federal do Amazonas como a instituição que mais
contribuiu no assunto, com os artigos de periódicos sendo a massa documental que
mais prevaleceu na pesquisa, estando todos os documentos em acesso aberto para
o público, além disso, a área do conhecimento humano predominante é a das
ciências sociais aplicadas, com 2021 e 2022 correspondendo como os períodos de maiores taxas de ocorrências de publicações no portal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oasisbr | pt_BR |
dc.title | Três anos de produção científica em biblioteca escolar durante a pandemia de Covid-19 : uma análise por meio do Portal Oasisbr | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-10T15:40:53Z | - |
dc.date.available | 2024-04-10T15:40:53Z | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38159 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Scientific production on the given subject aims to understand and point out
solutions to that researched subject, mostly, through technology, providing access to
informational content in electronic media, and granting not only its usability but also
its perpetuity, integrity and accessibility to digital content. This course conclusion
work aims to survey scientific production during three years in which we were under
restrictive measures, due to the COVID-19 pandemic, using the Brazilian
Publications and Scientific Data in Open Access (Portal Brasileiro de Publicações e
Dados Científicos em Acesso Aberto – Oasisbr) as a main source. The methodology
consisted in an analysis, through the exploration the database and statistical
indicators, the descriptions of the researcher’s profile – his graduation and
qualifications – the documents by region and producing countries, the institutions
with the most documents, the documents by access, by type, by publishing year e,
finally, by CNPq knowledge area. Therefore, for the work analysis, a quantitative descriptive methodology was used, with regard to the sources collected, based on
data made available by Oasisbr Portal itself, and based on a desk research, a study
was carried out referring to the period between 2020 to 2023. The results show there
is a predominance in the professional graduation of researchers in the information
science area, with doctorates and master’s degrees being the most common
qualifications among the results, Brazil being the most recurrent country and
northeast and south regions as most numerous when we talk about scientific
production in school library through the pandemic. Regarding documentary
characteristics, the results pointed to the Federal University of Amazonas as the
institution that contributed most to the subject, with journal articles being the
document mass that most prevailed in the research, with all documents being open
access to the public, furthermore, the predominant area of human knowledge is
applied social science, with 2021 and 2022 corresponding as the period with the highest rates of publications on the portal. | pt_BR |
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