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2023_FellipeEduardoRosendoAlvesFerreira_tcc.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSousa, Renato Tarciso Barbosa de-
dc.contributor.authorFerreira, Fellipe Eduardo Rosendo dos Santos Alves-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fellipe Eduardo Rosendo dos Santos Alves. Três anos de produção científica em biblioteca escolar durante a pandemia de Covid-19: uma análise por meio do Portal Oasisbr. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.-
dc.description.abstractA produção científica em um determinado assunto busca entender e apontar soluções para aquele tema pesquisado, de modo majoritário, por intermédio da tecnologia, dando o ingresso aos conteúdos informacionais que estejam em meio eletrônico, e garantindo não apenas a sua usabilidade, como também a perenidade, integridade, e acessibilidade aos conteúdos digitais. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo levantar a produção científica em um intervalo três anos em que estivemos sob a influência restritiva na pandemia de COVID-19, utilizando o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) como fonte principal. A metodologia consistiu na análise, por meio da exploração da base de dados e dos indicadores estatísticos, as descrições sobre o perfil do pesquisador - sua formação e qualificação -, os documentos por regiões e países produtores, as instituições com mais documentos, os documentos por acesso, os documentos por tipo, os documentos por ano de publicação e, por fim, os documentos por área do conhecimento do CNPq. Sendo assim, para análise do trabalho, utilizou-se uma metodologia quantitativo-descritiva, no que diz respeito às fontes coletadas, com base em dados disponibilizados pelo próprio Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) e, a partir do desk research, feito um estudo referente ao período entre 2020 a 2023. Os resultados mostram que existe uma predominância na formação dos pesquisadores na área da ciência da formação, com doutorado e o mestrado sendo as qualificações mais comuns entre os resultados, o Brasil o país mais recorrente e as regiões nordeste e sul como mais numerosas quando falamos em produção científica em biblioteca escolar durante pandemia. Quanto às características documentais, os resultados apontaram para a Universidade Federal do Amazonas como a instituição que mais contribuiu no assunto, com os artigos de periódicos sendo a massa documental que mais prevaleceu na pesquisa, estando todos os documentos em acesso aberto para o público, além disso, a área do conhecimento humano predominante é a das ciências sociais aplicadas, com 2021 e 2022 correspondendo como os períodos de maiores taxas de ocorrências de publicações no portal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordOasisbrpt_BR
dc.titleTrês anos de produção científica em biblioteca escolar durante a pandemia de Covid-19 : uma análise por meio do Portal Oasisbrpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T15:40:53Z-
dc.date.available2024-04-10T15:40:53Z-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38159-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Scientific production on the given subject aims to understand and point out solutions to that researched subject, mostly, through technology, providing access to informational content in electronic media, and granting not only its usability but also its perpetuity, integrity and accessibility to digital content. This course conclusion work aims to survey scientific production during three years in which we were under restrictive measures, due to the COVID-19 pandemic, using the Brazilian Publications and Scientific Data in Open Access (Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto – Oasisbr) as a main source. The methodology consisted in an analysis, through the exploration the database and statistical indicators, the descriptions of the researcher’s profile – his graduation and qualifications – the documents by region and producing countries, the institutions with the most documents, the documents by access, by type, by publishing year e, finally, by CNPq knowledge area. Therefore, for the work analysis, a quantitative descriptive methodology was used, with regard to the sources collected, based on data made available by Oasisbr Portal itself, and based on a desk research, a study was carried out referring to the period between 2020 to 2023. The results show there is a predominance in the professional graduation of researchers in the information science area, with doctorates and master’s degrees being the most common qualifications among the results, Brazil being the most recurrent country and northeast and south regions as most numerous when we talk about scientific production in school library through the pandemic. Regarding documentary characteristics, the results pointed to the Federal University of Amazonas as the institution that contributed most to the subject, with journal articles being the document mass that most prevailed in the research, with all documents being open access to the public, furthermore, the predominant area of human knowledge is applied social science, with 2021 and 2022 corresponding as the period with the highest rates of publications on the portal.pt_BR
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