Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BarbaraRodriguesDoNascimento_tcc.pdf743,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioteca pública : um estudo sobre o Departamento de Cultura de São Paulo e a Secretaria de Educação do DF
Autor(es): Nascimento, Bárbara Rodrigues do
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Bibliotecas públicas
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 10-Abr-2024
Referência: NASCIMENTO, Bárbara Rodrigues do. Biblioteca pública: um estudo sobre o Departamento de Cultura de São Paulo e a Secretaria de Educação do DF. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo pretende apresentar a experiência do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo entre 1936 e 1938, durante a gestão de Mário de Andrade no que se refere à criação de bibliotecas e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal a partir de 1989. A história das bibliotecas no Brasil se inicia no periodo colonial com a instalação dos colégios jesuítas na Bahia e ao passar dos anos permanece como um dos pontos para a introdução política e cultural no país. A análise será conduzida considerando relatos escritos, legislações, ações junto à comunidade e projetos desenvolvidos por ambas as instituições, buscando uma abordagem historica desses períodos para assimilar o progresso dessas bibliotecas no cenário brasileiro. Para o entendimento desta análise, foram considerados o ponto de vista organizacional, histórico e jurídico de cada instituição, revelando imagens e tabelas para compreensão do assunto abordado e melhor visualização comparativa. A pesquisa é brevemente concluída com uma síntese do que foi entendido ao longo do estudo dos textos.
Abstract: This study intends to present the experience of the Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo between 1936 and 1938, during the management of Mário de Andrade with regard to the creation of libraries and of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal from 1989 onwards. The history of libraries in Brazil begins in the colonial period with the installation of Jesuit schools in Bahia and over the years it remains one of the points for political and cultural introduction in the country. The analysis will be conducted considering written reports, legislation, actions within the community and projects developed by both institutions, seeking a historical approach to these periods to assimilate the progress of these libraries in the Brazilian scenario. To understand this analysis, the organizational, historical and legal point of view of each institution were considered, revealing images and tables to understand the subject covered and better comparative visualization. The research is briefly concluded with a synthesis of what was understood throughout the study of the texts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.