Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caribé, Rita de Cássia do Vale | - |
dc.contributor.author | Barroso, Andrea Christina Carvalho | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Andrea Christina Carvalho. Capacitação em biblioterapia para intervenção em ambiente escolar direcionada a crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho explora o potencial da biblioterapia como uma abordagem terapêutica
complementar para crianças com o transtorno do espectro autista (TEA). A pesquisa identificou
a necessidade urgente de capacitação especializada para bibliotecários que desejam atuar nesta
área uma vez que essas não são ofertadas atualmente. O texto inicia com uma breve introdução
ao TEA, destacando suas características marcantes, além de discutir as vertentes da
biblioterapia clínica e desenvolvimental, ressaltando a possibilidade de que esta tenha um papel
complementar à psicoterapia. Também são explorados os benefícios da aplicação da
biblioterapia ao TEA, destacando sua natureza multidisciplinar e a possibilidade de
implementação tanto em ambientes clínicos quanto escolares, auxiliando no desenvolvimento
acadêmico e psicossocial de crianças com TEA. Destaca-se a importância da seleção adequada
de materiais e do processo de acompanhamento pós aplicação do processo de biblioterapia para
garantir a continuidade desse desenvolvimento. Para a aplicação da biblioterapia em ambientes
escolares, é destacada a importância da formação específica dos profissionais envolvidos,
incluindo professores, psicólogos e bibliotecários, e são discutidas as capacitações necessárias,
considerando as demandas extras que crianças com TEA podem apresentar. O trabalho finaliza
com a apresentação de um modelo de curso de capacitação para bibliotecários escolares que
pode ser adaptado para desenvolvimento em diferentes instituições de ensino superior. O curso
abrange conteúdos essenciais para a aplicação da biblioterapia ao TEA, como: Fundamentos da
biblioterapia; Transtorno do Espectro Autista; Seleção e adaptação de materiais; Processo de
biblioterapia; Avaliação dos resultados. A capacitação de bibliotecários para atuar na
biblioterapia com crianças com TEA é essencial para garantir uma intervenção eficaz e
inclusiva que proporcione maior possibilidade de inclusão e desenvolvimento de crianças com
este transtorno. O modelo de curso apresentado no texto é uma contribuição importante para suprir suprir essa lacuna atualmente existente no contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biblioterapia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Capacitação em biblioterapia para intervenção em ambiente escolar direcionada a crianças com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-10T13:45:07Z | - |
dc.date.available | 2024-04-10T13:45:07Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38153 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present paper explores the potential of bibliotherapy as a complementary therapeutic
approach for children with autism spectrum disorder (ASD). The research identified the urgent
need for specialized training for librarians who wish to work in this area since these are not
currently offered. The text begins with a brief introduction to ASD, highlighting its defining
characteristics, besides discussing the strands of clinical and developmental bibliotherapy,
emphasizing the possibility of this playing a complementary role to psychotherapy. The benefits
of applying bibliotherapy to ASD are also explored, highlighting its multidisciplinary nature
and the possibility of implementing it in both clinical and school environments, supporting the
academic and psychosocial development of children with ASD. The importance of the
appropriate material selection and post-application follow-up of the bibliotherapy process is
emphasized to guarantee this development’s continuity. For the application of bibliotherapy in
school environments, the importance of specific training for the professionals involved is
highlighted, including teachers, psychologists, and librarians, and the necessary training is
discussed, considering the extra demands that children with ASD may present. The paper
concludes with the presentation of a training course model for school librarians that can be
adapted for development in different higher education institutions. The course encompasses
essential content for the application of bibliotherapy to ASD, such as: Fundamentals of
bibliotherapy; Autism Spectrum Disorder; Selection and adaptation of materials; Bibliotherapy
process; Evaluation of results. The training of librarians to work in bibliotherapy with children
with ASD is essential to ensure an effective and inclusive intervention that offers a greater
chance of inclusion and development for children with this disorder. The course model
presented in the text is na important contribution to bridging this gap that currently exists in the
Brazilian context. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|