Título: | Diagnóstico sobre programas de internacionalização para alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) |
Autor(es): | Oliveira, Sabrina Gomes de |
Orientador(es): | Mendes, Krisley |
Assunto: | Contabilidade - estudo e ensino Internacionalização na educação Intercâmbio educacional |
Data de apresentação: | 19-Jul-2023 |
Data de publicação: | 9-Abr-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Sabrina Gomes de. Diagnóstico sobre programas de internacionalização para alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB). 2023. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A globalização tem gerado efeitos nos mais diversos setores, entre eles o econômico, cultural,
político, profissional e educacional. Essas mudanças geraram a necessidade de profissionais
com melhores qualificações, por produções cientificas a níveis internacionais e padronização
de normas, impondo algumas demandas para as Instituições de Ensino Superior. Tais fatores
colocaram o conhecimento linguístico e intercultural a prova, necessitando de projetos que
busquem promover a internacionalização, visando aprimorar estes conhecimentos. Com base
nisso, o presente trabalho tem como objetivo diagnosticar o interesse dos alunos de Ciências
Contabeis em se engajar em programas de internacionalização, a fim de verificar a percepção
dos estudantes sobre estes programas e propor melhorias e ações referentes a perspectivas dos
estudantes, políticas de incentivo e auxílio ao intercâmbio por parte da universidade e
organizações, de acordo com os resultados obtidos. Para alcançar o objetivo do trabalho, foi
realizada uma pesquisa exploratória e não-probalística, por meio da aplicação de questionários
online, via Microsoft Forms, com perguntas sobre programas de internacionalização, para uma
amostra de 162 alunos. Como resultado, a pesquisa obteve que 81% dos alunos da amostra
possuem interesse em programas de internacionalização, que os alunos da amostra acreditam
que o nível de importância que o departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) dá
para programas de internacionalização é baixo, que apenas 1,85% da amostra possuem os
requisitos para participarem de programas de intercâmbio e, por fim, foi identificado que o
primeiro passo para o departamento alcançar a internacionalização, é incentivar os alunos a
aprenderem outro idioma. |
Abstract: | Globalization has generated effects in the most diverse sectors, among them the economic,
cultural, political, professional and educational. These changes generated the need for
professionals with better qualifications, for scientific productions at international levels and
standardization of standards, imposing some demands for Higher Education Institutions. These
factors put linguistic and intercultural knowledge to the test, requiring projects that seek to
promote internationalization, aiming to improve this knowledge. Based on this, the present
work aims to diagnose the interest of students of Accounting Sciences in engaging in
internationalization programs, in order to verify the perception of students about these programs
and propose improvements and actions regarding student perspectives, incentive policies and
aid to exchange by the university and organizations, according to the results obtained. To
achieve the objective of the study, an exploratory and non-probalistic research was carried out,
through the application of online questionnaires, via Microsoft Forms, with questions about
internationalization programs, for a sample of 162 students. As a result, the survey found that
81% of the students in the sample have an interest in internationalization programs, that the
students in the sample believe that the level of importance that the Department of Accounting
and Actuarial Sciences (CCA) gives to internationalization programs is low, that only 1.85%
of the sample have all the requirements to participate in exchange programs and, Finally, it
was identified that the first step for the department to achieve the internationalization of the
students in the sample is to encourage students to learn another language. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.