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2022_JessicaAiresSantanaConceicao_tcc.pdf | 638,97 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Atividades educativas em vigilância sanitária no Brasil : especificações e dificuldades associadas |
Autor(es): | Conceição, Jéssica Aires de Santana da |
Orientador(es): | Lima, Rodrigo Fonseca |
Coorientador(es): | Metzger, Ingrid Ferreira |
Assunto: | Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) Vigilância sanitária Vigilância em saúde Educação em saúde |
Data de apresentação: | 23-Set-2022 |
Data de publicação: | 8-Abr-2024 |
Referência: | CONCEIÇÃO, Jéssica Aires de Santana da. Atividades educativas em vigilância sanitária no Brasil: especificações e dificuldades associadas. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi levantar as atividades educativas e as necessidades relacionadas apontadas por agentes de Vigilância Sanitária (VISA) no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo observacional do tipo transversal a partir de dados obtidos por formulário eletrônico disponibilizado pelo canal de comunicação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e as VISA municipais e estaduais na plataforma Teams® a colaboradores da VISA do Brasil. O formulário compreendia perguntas relacionadas à região do Brasil onde o colaborador executava suas ações, cargo e tempo de atuação, ao tipo de atividades educativas realizadas e dificuldades associadas em caso de não realização dessas atividades; também foram requeridas informações sobre ações e abordagens que seriam necessárias para efetivação de atividades educativas no contexto da educação básica. As perguntas demandavam respostas descritivas posteriormente organizadas e categorizadas e analisadas em termos absolutos e relativos. Foram obtidas 266 respostas de colaboradores das VISA, em sua maioria autodeclarada como coordenadores (N=114; 42,9%). A maior parte tinha tempo de atuação de até cinco anos (N=144; 54,1%), era proveniente da região sudeste (N=97; 36,5%) e referiu que o município onde trabalha executava atividades educativas (N=210; 78,9%). Dos 210, 61,4% (N=129) especificaram quais os tipos de atividades educativas eram realizados, sendo as mais frequentes palestras, reuniões e/ou rodas de conversa (N=73; 38,6% das 189 atividades mencionadas). Temas sobre prevenção de doenças e agravos e promoção da saúde (N=98; 43,0%), com medidas de biossegurança relacionadas à Doença Causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19) e dengue, e sobre produtos (N=78; 34,2%), principalmente alimentos, foram os mais referidos. As principais razões para não realização de atividades educativas foram relacionadas a RH (N=36; 49,3%). Pouco mais da metade dos respondentes (N=138; 51,9%) referiu quais ações e abordagens temáticas seriam necessárias para viabilizar atividades educativas na educação básica: foram apontadas 177, das quais a mais frequente foi realização de atividades específicas (cursos, fóruns, oficinas, palestras, reuniões, rodas de conversa e/ou seminários) (N=55; 31,1%) seguida da abordagem do papel e importância da VS (N=32; 18,1%). Os resultados reforçam a importância do levantamento de atividades educativas em VISA realizadas, bem como dificuldades associadas, visando ações amplas em termos organizacionais e estruturais para que elas possam ser entendidas como medidas complementares para viabilização de ações efetivas de promoção da saúde promoção, proteção e recuperação da saúde, além daquelas preventivas. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus Darcy Ribeiro |
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