Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Medeiros Junior, Paulo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Letícia Gabriela Vieira de | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Letícia Gabriela Vieira de. As individualidades da pessoa autista e o processo de aquisição linguística. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa, almejamos demonstrar a singularidade que o processo de aprendizagem de
uma segunda língua é para uma pessoa autista. A criança autista é capaz de ser bilíngue e
responder ao mesmo comando em idiomas diferentes. O TEA, Transtorno do Espectro
Autista, atinge de 1% a 2% da população mundial e, durante muitos anos, foi rotulado como
uma doença mental e utilizado para taxar as pessoas autistas como incapazes. A criança
autista não interage da mesma forma que uma criança neurotípica. Dessa forma, o processo
de aprendizagem, muitas vezes, é diferente, pois elas tendem a ser muito seletivas com seus
interesses. Cabe ao professor selecionar meios para melhor auxiliar a criança no seu
desenvolvimento. Para este artigo, foi utilizado como base uma avaliação de caso específico e
feita a análise de vídeos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Austismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.title | As individualidades da pessoa autista e o processo de aquisição linguística | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T20:25:00Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T20:25:00Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38120 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this paper, we aim to demonstrate the singularity of the process of learning a second
language for an autistic person. The autistic child is able to be bilingual and respond to the
same command in different languages. ASD, Autistic Spectrum Disorder, affects 1% to 2% of
the World population and, for many years, was labeled as a mental illness and picturing
autistic people as incapable.The autistic child does not interact the same way as a
neurotypical child does. Therefore, the learning process, frequently, is different, because they
tend to be very selective with their interests. For this article, a case study and video analysis
were used as a basis. It is up to the teacher to find the means to better guide the child through
their development. For this article, an evaluation of a specific case found on public social
media was used as the basis and analysis of videos was done. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|