Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Eyben, Piero Luis Zanetti | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Lara Andressa da Silva | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Lara Andressa da Silva. Coreografia da escrita: a performance no corpo-texto de Aline Bei. 2023. 38 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é uma continuidade de um artigo produzido durante a Iniciação
Científica (PIBIC 2021 - 2022) ao qual foi analisada a escrita de Aline Bei sob o viés da
conceituação do ‘’Direito ao Grito’’ de Clarice Lispector. Contudo, aqui iremos abordar
unicamente a obra de Aline Bei, por meio da ideia de subversão da escrita em prosa e do
entendimento do texto enquanto um corpo repleto de cisões. Para tanto, partimos das obras O
Peso do Pássaro Morto (2017) e Pequena Coreografia do Adeus (2021) a fim de analisar o
movimento da escrita enquanto corpo dentro da matriz da performance no espaço-tempo
narrativo, uma vez que o modo como está representado está relacionado à ontologia e à
temporalidade das personagens-narradoras, entremeando os gritos, os sussurros e os silêncios
expressos de modo gráfico ao longo de ambas as obras. Assim, o movimento da escrita
enquanto corpo e do corpo sendo transposto para a escrita, é um movimento dicotômico e
dialógico que permeia toda a pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita performática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bei, Aline, 1987 - | pt_BR |
dc.title | Coreografia da escrita : a performance no corpo-texto de Aline Bei | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T19:17:56Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T19:17:56Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38115 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is a continuation of an article produced during the Scientific Initiation
(PIBIC 2021 - 2022) to which Aline Bei's writing was conducted under the bias of the
conceptualization of Clarice Lispector's ''Right to Scream''. However, here we will
exclusively approach the work of Aline Bei, through the idea of subverting prose writing and
understanding the text as a body full of divisions. To do so, we start from the works O Peso
do Pássaro Morto (2017) and Pequena Coreografia do Adeus (2021) in order to analyze the
movement of writing as a body within the matrix of choreography in the narrative space-time,
since the way it is represented is related to the ontology and temporality of the
narrator-characters, interspersing the screams, whispers and silences expressed graphically
throughout both works. Thus, the movement of writing as a body and of the body being
transposed into writing is a dichotomous and dialogic movement that permeates the entire
research. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|