Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Cláudia da | - |
dc.contributor.author | Silva, Daiane Maria Pereira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daiane Maria Pereira da. Representação das meninas (infância e gênero) em a Bolsa amarela de Lygia Bojunga. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar a representação feminina e infantil
que está presente no livro A Bolsa Amarela publicado em 1976 pela escritora brasileira
Lygia Bojunga Nunes, através de uma análise baseada nos estudos da infância e de
gênero. Os estudos que orientam este trabalho estão apoiados nos aportes teóricos
“Como um romance” de Daniel Pennac (1993) que discute a importância do incentivo
à leitura; “História Social da Criança e da Família” de Philippe Áries (1981) que é um
estudo sobre a vida social da criança da idade média até a modernidade; “Crítica,
teoria e literatura infantil” de Peter Hunt (2010) que aborda a notabilidade da literatura
infanto-juvenil. A elaboração deste trabalho nos concebeu uma nova visão para a
literatura infanto-juvenil que é muitas vezes julgada erroneamente como irrelevante,
como também, a compreensão da importância das narrativas e do protagonismo
infantil nos livros, principalmente, o protagonismo feminino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | A bolsa amarela (Obra : 1976) | pt_BR |
dc.title | Representação das meninas (infância e gênero) em A bolsa amarela de Lygia Bojunga | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T18:37:40Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T18:37:40Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38111 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to discuss and analyze the female and child representation that is
present in the book A Bolsa Amarela published in 1976 by the Brazilian writer Lygia
Bojunga Nunes, through an analysis based on childhood and gender studies. The
studies that guide this work are based on the theoretical contributions “Like a novel”
by Daniel Pennac (1993) which discusses the importance of encouraging reading;
“Social History of the Child and the Family” by Philippe Aries (1981) which is a study
on the social life of children from the Middle Ages to modern times; “Criticism, theory
and children's literature” by Peter Hunt (2010) which addresses the notability of
children's literature. The elaboration of this work gave us a new vision for children's
literature that is often mistakenly judged as irrelevant, as well as the understanding of
the importance of narratives and children's protagonism in books, mainly, the female
protagonism. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|