Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Andréa dos Guimarães de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Andréa dos Guimarães de. Prática educacional bicultural-bilingue na perspectiva inclusiva: revisando teoria e investigando ações em projeto experimental. 2011. 24 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | As políticas de inclusão inserem-se num campo de luta para uma redistribuição diferenciada que favoreça, não apenas o aluno com necessidades educacionais especiais, mas todos os envolvidos no ambiente escolar de ensino regular. Nesta visão, uma rede municipal de ensino regular cria um projeto experimental bicultural-bilíngue como forma de introduzir a questão inclusiva no aparato educacional municipal, apresentando um estrutura que promoverá mudanças significativas no cotidiano escolar. Sabe-se que tal projeto irá beneficiar, em primeiro instante, alunos com necessidades educacionais auditivas e demais envolvidos neste ambiente, mas trata-se de algo promissor que conduzirá a outras medidas inclusivas que abrangerá as adaptações necessárias às demais necessidades especiais. Surge, então, a oportunidade de investigar, através de uma pesquisa, as principais perspectivas teórico-práticas deste projeto proposto, assim como as diversas transformações pedagógicas (adaptações curriculares, ambientais, didáticas, comportamentais, sociais, etc.:), linguísticas e culturais previstas que permeiam e se fundem no processo educativo, e que ocorrerão dentro do ambiente escolar para a aplicabilidade deste na rotina escolar. O acompanhamento diário, sistemático, da rotina escolar juntamente com a exposição teórica e crítico-reflexiva das observações notificadas em diário de bordo, permitiram conhecer e acompanhar tais medidas, além de confrontá-las com a realidade escolar de ensino regular, obtendo e re-transformando conhecimentos reflexivos que envolvem esta questão inclusiva, podendo causar uma revolução otimista no processo educativo atual, que favorecerá o desenvolvimento do sujeito social, sendo ele especial ou não. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | Prática educacional bicultural-bilingue na perspectiva inclusiva : revisando teoria e investigando ações em projeto experimental | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-09-05T13:33:00Z | - |
dc.date.available | 2012-09-05T13:33:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-05T13:33:00Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3810 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3810 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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